Variedade Epsilon, com 20% de THC, esgota rapidamente o estoque em Montevidéu, prometendo diversificar o mercado regulado de cannabis.

Uma nova variedade de maconha, denominada Epsilon, começou a ser comercializada nas farmácias do Uruguai nesta terça-feira (15), marcando um avanço no mercado regulado da cannabis. Com um percentual de tetrahidrocanabinol (THC) de até 20%, a Epsilon é a variedade mais potente disponível até o momento. O Instituto de Regulação e Controle da Cannabis (IRCCA) confirmou que, em apenas 30 minutos após a abertura das vendas, o estoque da nova opção esgotou em uma farmácia de Montevidéu.
Desde a legalização da cannabis em 2013, o Uruguai se tornou um exemplo mundial na regulamentação da produção e venda da substância. A Epsilon é a quarta variedade disponível nas farmácias, seguindo as opções Alfa, Beta e Gamma, que têm concentrações de THC inferiores. A nova variedade, que custa US$ 13 por 5 gramas, é uma híbrida com predominância sativa e foi introduzida como parte de um pré-lançamento, com lotes limitados inicialmente.
De acordo com Daniel Radio, secretário-geral da Junta Nacional de Drogas, a introdução da Epsilon visa diversificar ainda mais o mercado regulado. O aumento do interesse dos consumidores é visível, refletido nas longas filas formadas nas farmácias após o anúncio do novo produto. O IRCCA planeja uma distribuição gradual para atender à demanda crescente por variedades com maior efeito psicoativo.
Fonte: G1