Um 2 x 2 de tempos distintos. O psicológico terá peso especial na finalíssima | por Chico Maia

Final do Mineiro: o emocional terá peso especial na decisão no domingo

Foto: twitter.com/Cruzeiro

O psicológico é decisivo nos momentos de muita pressão no futebol e quem erra menos vence.

Dois tempos distintos neste 2 x 2 na Arena do Galo. No primeiro só deu Atlético; no segundo só Cruzeiro. Mesmo com as mexidas equivocadas do técnico Milito e o crescimento do Cruzeiro, ficou difícil entender a queda de rendimento do dono da casa na segunda etapa.

Os dois têm compromissos no meio da semana, o Galo pela Libertadores, o Cruzeiro pela Sul-americana e os treinadores terão de pensar se pouparão alguns jogadores ou não. Sobre o jogo de ontem, triste a situação do zagueiro Jemerson, que entrou de forma triste para a história do nosso maior clássico: dos cinco gols marcados pelo Cruzeiro na Arena MRV desde que foi inaugurada, dois foram dele.

Foto: twitter.com/Cruzeiro/@ggaleixo

Algumas opiniões no twitter sobre a partida. O ex-lateral

Juan Pablo Sorin escreveu:

@jpsorin6 “Nunca da por morto ao @Cruzeiro Depois de jogar mal o 1PT 2-0 o time encaixou mostrando coragem personalidade futebol e raça 2-2”

Jornalista

Murilo Rocha, da Band Minas

@EuMuriloRocha “Atlético desmontou com o gol contra do Jemerson (mais um). Podia ter matado a partida no 1º tempo, quando sobrou em campo. Time ainda precisa melhorar muito, em especial, sistema defensivo. Será campeão no domingo ganhando no Mineirão.

A situação do Jemerson é tão complicada que até quando não joga mal carece de sorte. 2 gols contra em clássico. Como diria o Nelson Rodrigues, sem sorte o sujeito nem atravessa a rua.”

Igor Assunção da 98FM

@Igortep “O ano passado foi prova que o Hulk não tem estabilidade emocional pra ser capitão. Se perde com os árbitros querendo aparecer pra cima dele. Não sei pq cismaram de devolver a faixa pra ele.”

Comentaristas do blog, começando pelo cruzeirense Luiz Ibirité:

“Caro Chico, ótimo jogo, um Atlético muito aplicado e cumprindo a risca os treinamentos da semana, e um cruzeiro q pare e q chegou no clássico pra jogar só no segundo tempo, jogo muito bom, sem deslealdade, clássico muito bom pra quem gosta de futebol, (o resultado foi a parte) mas um grande jogo, semana q vem promete jogo muito aberto, o fator torcida única neste jogo não parece ter surtido efeito para o cabuloso (mais uma vez), e vale lembrar q são 3 jogos sem perder na arena, o q aumenta ainda mais a tensão da final.”

Cruzeirense Raul Pereira:

“Queria comentar uma única coisa, que eu acho que já falei aqui antes: o lance do Jemerson com o Mateus Pereira NÃO FOI PÊNALTI. Infelizmente para o Cabuloso, mas foi sim uma jogada limpa.

O problema é que estamos cansados de ver esse tipo de lance , com todos os times: o beque dá o bote, tira a bola limpamente, e na sequência o atacante tropeça nas pernas desse mesmo beque. Normalmente o juiz dá falta (errôneamente, na minha opinião) e às vezes até um amarelo ou vermelho. Qual é então o critério ?

Repito, o lance do Jemerson foi limpo. Zero reclamação.

Eu só queria entender.”

Cruzeirense Marcio Borges

“O Cruzeiro no primeiro tempo estava perdido com as invenções do treinador. Mudar esquema que estava dando certo, mas, mostrou competência ao mudar o time no intervalo. O Cruzeiro poderia ter virado o jogo da mesma forma que poderia ter tomado uma goleada. Eu, como já disse antes, Acho que o galo tem um time melhor mas que se acostumou a tremer diante do Cruzeiro.

Agora, tem uma coisa. Como é chato o Hulk. Quer apitar o jogo o tempo todo e depois sai acusando o árbitro. Se ele for parar toda pra conversar com o Hulk o jogo Não acaba. Fala muito!!!

No mais, continuamos invictos na Meu Rival Venceu….”

Atleticano Jesum Luciano da Silva:

“Jemerson não day mais, gol para nós ele erra mas contra ele faz mesmo, comissão fixa do galo e nada é a mesma coisa até quando vamos aturar esta zaga horrível, será que é tão difícil jogar arroz com feijão, e os jogadores que só estão no galo para receber salário, Milito vai ter muito trabalho, se a diretoria não frita-lo, igual os outros”.

Atleticano Júlio César Ramos:

“Minha “recomendação” era pra ele “explorar: Lucas Gonçalves! Achou melhor abraçar seu auxiliar de estimação que estava mais perdido que ele. Ninguem seja torcedor, jornalista/comentarista e corneteiro com um minimo de sensatez escolheria Edenilson. Falta de humildade em não procurar Lucas Gonçalves! E depois com outras substituições o time virou “O samba do crioulo doido”. Não conhece o elenco? Seja esperto e procura quem conhece. O Atletico está cheio de ex jogadores que são auxiliares não sei de que!

Jemerson dessa vez contou com a ajuda luxuosa do Mauricio! E ouvi uns passando pano após o desarme sobre o atacante que insistem outros que é craque, diferenciado.

Sorte do Jemerson que não era o Hulk com a bola!”

Atleticano Paulo F:

“Alterações sem pé nem cabeça, ninguém la dentro falou pro Milito as posições dos jogadores?”

(Foto: https://twitter.com/Atletico)