sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Três candidatos comparecem ao debate da Câmara: dinâmica estimula diálogo franco e de alto nível

A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira, 30, o debate com os candidatos a prefeito de Sete Lagoas, com transmissão pela TV, Rádio Câmara e redes sociais do Legislativo. Com mediação da jornalista Raquel Tavares, participaram os candidatos Dr. Jamilton (PT), Juninho Sinonô (Novo) e Júnior Sousa (PRD). O candidato Douglas Melo (PSD) foi convidado, mas não esteve presente por incompatibilidade de agenda.

Dr. Jamilton (PT), Juninho Sinonô (Novo) e Júnior Sousa (PRD)

             O debate, que durou 2 horas e 23 minutos, foi marcado por perguntas diretas acerca de temas diversos, permitindo que os candidatos fizessem perguntas uns aos outros em uma dinâmica envolvente, além de responderem às indagações de profissionais de comunicação da Casa Legislativa.

Veja os destaques:

            Júnior Sousa (PRD) reforçou que pretende melhorar as condições de saúde da população do bairro Cidade de Deus. Segundo o candidato, a partir de 1º de janeiro de 2025, a região contará com atendimento 24 horas em uma unidade de saúde. Ele também afirmou que seu objetivo é zerar a fila de exames, consultas e cirurgias eletivas. Júnior Sousa comentou sobre as obras de mobilidade urbana previstas em seu plano: “Temos um programa muito claro e real, com um asfalto novo que vai chegar à casa de todo mundo”, disse.

            Juninho Sinonô (Novo) destacou que “não se privatiza tudo, nem se emparelha” e acredita que instituições com capacidade de gerir e gerar lucro não precisam ser privatizadas. Ele defende um diagnóstico para identificar o que é ou não rentável, citando o SAAE e Codesel como referências positivas. “O que não é rentável não pode servir como cabide de emprego.” Sinonô também afirmou que o município não precisa de uma secretaria específica para criar políticas públicas voltadas às mulheres, pois esses direitos devem ser garantidos pelas leis já existentes. O empresário defendeu a capacitação dos servidores e a facilitação da empregabilidade com redução tributária.

            Doutor Jamilton (PT) reiterou que seu plano de governo contempla o incentivo à criação de pequenas e microempresas, a economia solidária e a criação de feirinhas como fonte de renda e atrações turísticas. O candidato disse que implantará o sistema de tarifa zero, no qual o poder público arca com os custos por meio de convênios. Ele mencionou o asfaltamento de qualidade nos corredores por onde passam os coletivos, considerando estes os projetos mais ambiciosos dentre os candidatos à prefeitura de Sete Lagoas.

            O debate foi veiculado pela TV Câmara, canal 11.2, e pela Rádio Câmara 103.5. Quem perdeu a transmissão pode rever no canal oficial da Câmara no YouTube e no Facebook. Para quem não teve a oportunidade de assistir, o evento está disponível na íntegra no YouTube da Câmara Municipal de Sete Lagoas. As eleições municipais ocorrem no próximo domingo, dia 6 de outubro, em todo o Brasil.