Motoristas que trafegam pela rodovia MG-424, no trecho entre Sete Lagoas e Prudente de Morais, devem redobrar a atenção e, se possível, buscar rotas alternativas. As obras de recapeamento iniciadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) têm causado longos congestionamentos, especialmente no trecho entre a Embrapa Milho e Sorgo e o bairro Esmeraldas, próximo à rotatória de acesso à rua Equador e à Avenida Norte Sul.


Desde as primeiras horas desta quarta-feira (17), o tráfego opera em sistema de “pare e siga”, o que tem provocado retenções superiores a 6 km. A estimativa de tempo de deslocamento entre Sete Lagoas e Prudente de Morais, que normalmente é de 15 minutos, chega a ultrapassar 55 minutos durante os períodos de maior movimento.
A previsão é que os serviços sejam concluídos até setembro. Enquanto isso, o DER-MG reforçou a sinalização ao longo da via e mantém equipes no local para orientar os condutores e garantir a segurança no tráfego.

Segundo o órgão, a intervenção faz parte das obras de recuperação funcional da MG-424, com o objetivo de melhorar a trafegabilidade e aumentar a segurança na rodovia, que é uma das mais importantes da região.
Mudanças no tráfego entre Matozinhos e Sete Lagoas
Além da obra entre Embrapa e UFSJ, o DER-MG iniciou nesta quinta-feira (17) a interdição de um dos sentidos da MG-424, entre os quilômetros 28 e 40, como parte do cronograma de melhorias que visam eliminar o sistema de “pare e siga” adotado anteriormente.

Durante o período de obras, o tráfego no sentido Sete Lagoas–Belo Horizonte será desviado pela AMG-0170, em Matozinhos, passando por trecho urbano de Capim Branco. O fluxo no sentido contrário (BH–Sete Lagoas) seguirá normalmente pela MG-424.
As intervenções fazem parte do programa Caminhos para Avançar, do Governo de Minas Gerais, que contempla a recuperação de cerca de 50 km da MG-424. A iniciativa vai beneficiar diretamente municípios como São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Confins, Matozinhos, Prudente de Morais e Sete Lagoas.
Recomendação
A recomendação é que motoristas evitem o trecho afetado pelas obras, caso possível, ou programem suas viagens com antecedência para evitar atrasos. A expectativa é que, com a conclusão dos serviços, o tráfego na MG-424 ganhe em fluidez, conforto e segurança.