domingo, 27 de outubro de 2024

Superminas 2024 atrai mais de 61 mil participantes e gera R$ 2,75 bilhões em negócios

Edição de 2025 já tem data e será realizada em outubro.

A 36ª edição da Superminas Food Show, encerrada na última quinta-feira, 24 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte, reuniu 61.357 participantes, entre empresários, executivos e profissionais dos setores supermercadista e industrial, além de autoridades e imprensa. O evento, promovido pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), se consolidou como o maior encontro empresarial de Minas Gerais, com uma movimentação de R$ 2,75 bilhões em negócios realizados pelos expositores.

A AMIS também anunciou as datas para a Superminas 2025, que ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de outubro, novamente no Expominas, em Belo Horizonte.

Abertura oficial e presença de autoridades

Realizada na terça-feira, 22 de outubro, a cerimônia de abertura contou com a participação de figuras de destaque do setor supermercadista, representantes da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), e autoridades como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins. O presidente da AMIS, Alexandre Poni, destacou a importância dos temas como a reforma tributária e a crescente influência das apostas online.

Novidade: projeto “Bão Demais pra Conta”

Após a abertura, o governador Romeu Zema e a liderança da AMIS participaram do “Bão Demais pra Conta”, uma ação voltada a conectar expositores do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON) com compradores de supermercados, por meio de uma apresentação direta dos produtos.

Destaque para o espaço “Vem de Minas”

Um dos pontos altos da Superminas 2024 foi o “Vem de Minas”, que exibiu produtos de várias regiões do estado e contou com parcerias da AMIS, Sebrae Minas, SEDE e Sistema FAEMG/SENAR. Este espaço reforçou a diversidade da produção mineira e foi aprovado pelos expositores, como Selma Reis, da marca Bella Maria Café Gourmet, e Lucas Corrêa Fonseca, da Queijaria Fazenda Buritis, que elogiaram a oportunidade de criar contatos comerciais com supermercadistas.

Rodadas de negócios e lançamentos

Com o apoio do Sebrae-MG, as rodadas de negócios realizadas durante o evento possibilitaram que varejistas tivessem acesso a novos produtos e serviços, além de estabelecerem parcerias comerciais. Muitos expositores usaram a Superminas como plataforma para apresentar tendências e inovações ao setor supermercadista.

Congresso e capacitação

Além da feira de negócios, a Superminas 2024 ofereceu cerca de 70 atividades de desenvolvimento profissional, incluindo palestras e painéis sobre o dia a dia do varejo. Entre os palestrantes, Leandro Karnal e Ricardo Nunes trouxeram discussões importantes sobre temas de relevância para o setor.

AMIS Jovem

Outro destaque do evento foi o encontro da AMIS Jovem, que reuniu herdeiros do setor supermercadista para troca de experiências e fortalecimento do relacionamento entre jovens empreendedores.