Sete pessoas foram presas nesta terça-feira, 20 de maio, após a Polícia Militar (PM) flagrar a prática de garimpo ilegal em um haras localizado no município de Inhaúma.

A ação teve início após o proprietário do haras acionar a PM, relatando que indivíduos estariam invadindo sua propriedade para extrair pedras do solo de forma clandestina. Ao chegarem ao local, os militares se depararam com dois veículos deixando a área em alta velocidade por uma saída nos fundos da propriedade.
Um dos veículos foi abordado e, durante a fiscalização, constatou-se que o motorista não possuía habilitação e o passageiro tinha um mandado de prisão em aberto por não pagamento de pensão alimentícia. No interior do carro, foram encontrados 20 quilos de cristais brutos e diversas ferramentas usadas para escavação.
As características do segundo veículo foram repassadas para o sistema de segurança, e o carro, com cinco ocupantes, foi interceptado pouco tempo depois por equipes das cidades de Curvelo e Cordisburgo, na rodovia MG-135.
Com os sete suspeitos, que não tiveram as identidades reveladas, a PM apreendeu:
- 20 kg de pedras preciosas (cristais brutos),
- 5 pás,
- 4 picaretas,
- 5 lanternas de cabeça,
- 4 celulares.
Todo o material e os envolvidos foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Belo Horizonte, que dará prosseguimento à investigação sobre o caso, que pode configurar crime ambiental e usurpação de bens da União.
A Polícia Militar reforça que a extração de minérios sem autorização legal é crime e pede que a população continue denunciando atividades suspeitas por meio do 190 ou dos canais da Polícia Federal.