Sete Lagoas recebe pela primeira vez uma festa coletiva em Louvor aos Pretos Velhos 

Evento será realizado dia 18 de maio pelo Coletivo Axé na Praça da Feirinha (foto)

Foto: Ana Amélia Maciel

A 1ª Festa em louvor aos Pretos Velhos de Sete Lagoas é um evento cultural e religioso de grande simbologia que será realizado no dia 18 de maio. Organizado pelo Coletivo Axé, que reúne representantes de diversas casas de Matriz Africana, incluindo casas de Umbanda e Candomblé, o evento terá concentração às 17h no Centro Espírita Pai Xangô (Rua Manoel Benedito Dias, 169, Santa Luzia). De lá os participantes seguem em cortejo até a Praça Dom Carlos Carmelo Motta (Praça da Feirinha) onde será dada continuidade à programação.

“Este evento é uma iniciativa para exaltar e celebrar a herança cultural e espiritual daqueles que aqui chegaram trazidos como escravizados e hoje reverenciados como mestres espirituais, guias sábios e conselheiros que oferecem orientação, proteção e cura aos praticantes dessa religião, além de promover a diversidade religiosa e o respeito às tradições de Matriz Africana presentes em nossa comunidade. Esta jornada representa não apenas um ato de devoção e respeito aos Pretos Velhos, mas também uma manifestação de identidade e pertencimento à cultura afro-brasileira.”, ressalta o Coletivo.

Os organizadores convidam toda a comunidade a participar deste evento histórico que representa não apenas uma celebração cultural, mas também um momento de reflexão e reconhecimento da importância da diversidade e da herança africana em nossa sociedade. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo (Secet) e da  Federação Social e de Cultura Afrobrasileira (Fescab).

Programação

1ª Festa em louvor aos Pretos Velhos de Sete Lagoas

Dia: 18/05, sábado

17h – Concentração no Centro Espírita Pai Xangô (Rua Manoel Benedito Dias, 169, Santa Luzia)

17h30 – Saída do Cortejo em direção à Praça da Feirinha, passando pelas principais ruas do Centro

Quando chegar na Praça: Ato de louvor aos Pretos Velhos com fala com a liderança do coletivo, cantigas entoadas pela Guarda de Congo e um momento de oferendas trazidas pelas casas, templos e terreiros.

Para mais informações, entre em contato com Fabiano Santana 31 98572-9276 ou  Cíntia Mara 31 97192-3458

Quem são os Pretos Velhos?

Os Pretos Velhos são entidades das religiões de Matriz Africana que trazem a ancestralidade negra daqueles que foram escravizados no período colonial. São conhecidos por sua generosidade, compaixão, acolhimento, poder curativo para as dores físicas e emocionais, mas também por sua força, resistência e resiliência. O dia 13 de Maio, data da abolição da escravatura no Brasil, foi escolhido para também celebrar o Dia dos Pretos Velhos no país como forma de reverenciar a resistência negra, lamentar todo o sangue derramado e promover a luta anti-racista.

Coletivo Axé

O Coletivo Axé nasceu da união de representantes de diversas casas de Umbanda e Candomblé de Sete Lagoas e tem como missão promover a unidade dos terreiros e realizar atividades que combatam a intolerância religiosa e promovam as religiões de Matriz Africana. 

O Coletivo reúne líderes espirituais e representantes de diversas casas de Matriz Africana. Com uma missão clara de combater o preconceito e promover o diálogo inter-religioso, o Coletivo Axé trabalha incansavelmente para construir uma cidade onde as tradições africanas sejam respeitadas e valorizadas. Suas ações visam criar momentos de fé e resistência, defendendo os direitos e a dignidade das religiões de Matriz Africana.

Assim, o Coletivo Axé não apenas fortalece os laços entre as casas de matrizes africanas, mas também inspira uma mudança cultural mais ampla, onde a diversidade religiosa é celebrada e protegida. Em sua busca pela igualdade e pelo respeito mútuo, o Coletivo Axé representa uma luz de esperança em um mundo muitas vezes marcado pela divisão e pelo preconceito.

Por Ana Amélia Maciel com informações Coletivo Axé