Sete Lagoas oficializa o “Dia Municipal dos Legendários”, celebrado em 23 de julho

Agora é oficial: Sete Lagoas passa a contar com uma nova data em seu calendário comemorativo. A cidade instituiu o “Dia Municipal dos Legendários”, a ser celebrado anualmente em 23 de julho. A lei foi sancionada pela Prefeitura nesta terça-feira (3), após aprovação na Câmara Municipal. O projeto é de autoria do vereador Téo da Equoterapia (Podemos).

Foto: Reprodução

A proposta reconhece a atuação do movimento internacional Legendários, voltado ao público masculino e que tem ganhado força no Brasil por seu trabalho com espiritualidade, autoconhecimento, superação e transformação pessoal. A iniciativa permite que o município promova, a partir de agora, eventos, palestras e treinamentos relacionados ao grupo, especialmente na data oficial.

Criado em 2015 na Guatemala pelo pastor Chepe Putzu, o movimento chegou ao Brasil em 2018 e propõe experiências intensas de imersão por meio de trilhas, caminhadas e escaladas, os chamados “TOPs” (Track Outdoor de Potencial). Durante essas vivências, os participantes enfrentam desafios físicos e emocionais, desconectados da rotina, em busca de fortalecer corpo, mente e fé.

Com cerca de 70 mil integrantes em 13 países, sendo mais de 50 mil apenas no Brasil, o movimento também se destaca pela solidariedade. Um dos exemplos mais recentes foi a expressiva mobilização durante a tragédia climática no sul do país, em 2024, quando os Legendários arrecadaram e distribuíram mais de 1.400 toneladas de doações em cidades como Gravataí e Erechim, no Rio Grande do Sul.

Segundo a justificativa do projeto aprovado em Sete Lagoas, a criação da data busca valorizar essa trajetória e fomentar a consciência sobre o impacto positivo do movimento na vida de tantos homens. A escolha do dia 23 de julho remete à fundação oficial do grupo, há exatos 10 anos.

Foto: Divulgação Legendários Brasil