segunda-feira, 22 de julho de 2024

Sete Lagoas integra a programação especial da Semana do Rio das Velhas 2024

Em 29 de junho é celebrado o Dia do Rio das Velhas e para marcar a data o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas está realizando uma semana com eventos, debates e integração. Sete Lagoas fez parte do roteiro por sua importância no contexto e recebeu uma programação com exposição educativa, diálogo dos subcomitês regionais e uma sessão especial de cinema. Tudo, nesta quarta-feira, 26 de junho, na Escola Técnica Municipal.

Este ano, a temática é inspirada na piracema e se propõe a percorrer a bacia no sentido “rio acima” – como os peixes a caminho da reprodução. Assim, a Semana começou no Baixo Velhas e avança rumo à cabeceira do rio. Sete Lagoas está no meio deste trajeto e foi a base para receber representantes de vários municípios. “Aqui em Sete Lagoas reunimos os coordenadores dos subcomitês da bacia do Velhas. Nesta instância discutimos sobre os cursos de água por território, eles são fundamentais para a preservação do rio”, explicou Poliana Valgas, presidente do CBH Rio das Velhas.  

A programação também foi uma oportunidade de envolver alunos de várias escolas da cidade tendo como foco a conscientização. A exposição educativa “Velhas, Faço Parte” apresentou um rico material para os pequenos estudantes ressaltando a importância de preservação do rio e seus afluentes. “É uma exposição extremamente lúdica e integrativa. Sensibilizando crianças e jovens teremos guardiões das águas. Pessoas que lutam por água de qualidade em todos os municípios”, comentou Poliana Valgas.

O vice-prefeito Dr. Euro de Andrade, o presidente da Fumep, Dr. Leonardo de Lima Braga, e a diretora da Escola Técnica, Stefânia Moura Lima, prestigiaram os trabalhos destacando um projeto de Sete Lagoas, que é considerado um dos mais importantes da história, para despoluir o Rio das Velhas. “Conseguimos visualizar uma imagem maravilhosa do Rio das Velhas. Esta triste realidade de Sete Lagoas ser a maior poluidora do rio está chegando ao fim. Em breve vamos colocar em operação a nossa Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a maior obra de cunho ambiental e de saneamento do século”,  destacou Dr. Euro de Andrade.

A Escola Técnica Municipal foi o cenário ideal para a programação. Exposição, debates e a sessão de cinema realizada à noite ocuparam as dependências da instituição que tem a pauta ambiental destacada em sua grade de cursos. “Foi uma honra receber esta programação nesta semana tão especial. Um momento para falar da preservação da fauna, flora e dos nossos rios. Temos o curso técnico em Meio Ambiente que trata desses assuntos e isso torna este evento ainda mais importante”, declarou Stefânia Moura Lima.

ENCERRAMENTO

Para marcar o encerramento da Semana com chave de ouro, será realizada uma Cicloexpedição pelos rios visíveis e invisíveis de Belo Horizonte, no próximo sábado. O ponto de partida será o Parque Ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas), às 9h – concentração a partir das 8h. Pelo caminho, o grupo seguirá em grande parte o caminho dos cursos d’água da bacia do Ribeirão Arrudas, afluente do Rio das Velhas.

O ponto de chegada será o Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Para celebrar essa grande mobilização em favor das águas, o grupo de ciclistas, bicicleteiros, ambientalistas, urbanistas, pessoas que trabalham com as águas e com a mobilidade urbana e outros será recepcionado no Parque Municipal com uma programação complementar, que inclui piquenique, distribuição de materiais educativos sobre a Bacia do Rio das Velhas, coletiva de imprensa, palco aberto (com apresentações musicais, poéticas e teatrais), além da exposição educativa e Cine Velhas.

Ascom Prefeitura de Sete Lagoas