
Foi inaugurada nesta terça-feira, 17 de dezembro, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Antônio Valace de Oliveira Silva, em Sete Lagoas. A obra, que representa um investimento superior a R$ 100 milhões, já está em fase de pré-operação e terá capacidade para tratar 100% do esgoto captado na cidade, promovendo melhorias significativas na qualidade ambiental da região.
Com uma área de mais de 110 mil m², a ETE está preparada para tratar 510 litros de esgoto por segundo, devolvendo ao meio ambiente água de qualidade superior à captada. O projeto engloba as bacias dos córregos dos Tropeiros e Matadouro, até o Rio das Velhas, garantindo um impacto positivo tanto para Sete Lagoas quanto para as demais cidades banhadas pelo rio.A estrutura conta com seis interceptores, totalizando cerca de 31 km, e um sistema de tratamento dividido em fases anaeróbica e aeróbica, utilizando reatores UASB, filtros biológicos percoladores e decantadores secundários.
Com previsão de eficiência de 95%, a ETE está alinhada às metas do Marco do Saneamento Básico, antecipando os objetivos estabelecidos para 2033.
A obra foi realizada em parceria com o Governo Federal e contou com a contratação de mais de 2 mil funcionários ao longo de quase seis anos de execução. Além do impacto ambiental, o projeto é reconhecido como um marco para o saneamento básico e para a saúde pública na região.
A inauguração foi marcada por uma solenidade que homenageou Antônio Valace de Oliveira Silva, personalidade destacada no desenvolvimento econômico, social e humano de Sete Lagoas. A cerimônia também contou com uma apresentação cultural da oficina de canto da escola Caic Professor Galvão.