quarta-feira, 24 de abril de 2024

Sete Lagoas é a 12ª cidade do Brasil com melhor desempenho no Enem 2022

O indicador considera a nota média entre todas as cinco provas do Enem dos alunos formandos do ensino médio

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 foram realizadas nos dois últimos finais de semana. Mas, antes do resultado da edição deste ano, Minas Gerais e Sete Lagoas comemoraram que, pelo terceiro ano consecutivo (2020 a 2022), o estado teve a maior média de pontuação por escola no Enem, assim como a liderança no ranking de colégios com melhores médias de redação. Sete Lagoas ficou em 12º lugar no ranking nacional.

As informações são do estudo “Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem”, realizado pela edtech AIO Educação, com recortes que os pesquisadores fizeram com dados de desempenho colhidos do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Pela plataforma da AIO Educação, é possível consultar os dados do Enem por escola, partindo do nome da instituição de ensino ou código Inep.

Outro levantamento, desta vez ressaltado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) a partir dos indicadores de nota média entre todas as cinco provas no Enem dos alunos formandos do ensino médio, revela que, no ranking de municípios com melhores notas no exame nacional, Minas Gerais tem 14 municípios entre os 20 primeiros colocados (Viçosa, Ipatinga, Nova Lima, Belo Horizonte, Barbacena, Itaúna, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Sete Lagoas, São João del-Rei, Divinópolis, Poços de Caldas, Itajubá e Ubá).

A fonte dos indicadores mencionados pelo CLP é o Ranking de Competitividade dos Municípios (Inep 2022), que considera os 410 maiores municípios do país – aqueles com mais de 80 mil habitantes. “Esse desempenho reflete o trabalho conjunto dos estudantes, professores e gestores escolares em todas as redes, principalmente a Estadual. É crucial reconhecer o comprometimento de toda a comunidade escolar, desde a administração até os Auxiliares de Serviços de Educação Básica (ASBs), que contribuem diariamente para o progresso da educação em Minas Gerais”, afirma o secretário de Estado de Educação (SEE), Igor de Alvarenga. 

“É com muito orgulho que parabenizo a todos os alunos, professores, pais e gestores por esta conquista. É através do esforço que chegamos ao êxito. Espero que nos próximos anos possamos estar colhendo melhores colocações, uma vez que o Município de Sete Lagoas vêm investindo na qualidade da educação construindo quadras, reformando e informatizando as escolas, capacitando professores e primando pela segurança de nossos alunos”, acredita a secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Roselene Teixeira.

Investimentos
O diretor da Escola Estadual Prefeito Zico Paiva, no bairro Aeroporto, Denes Dutra Abreu, ressalta os investimentos recentes realizados na escola. “Merenda de qualidade, infraestrutura e equipamentos. Tivemos três prêmios Escola Transformação, que resultaram nas viagens para universidades federais e privadas, cidades de Ouro Preto, Diamantina, Petrópolis, Tiradentes, São João Del Rei, Paraty, Usina Nuclear de Angra dos Reis, pontos turísticos de Sete Lagoas, Gruta Rei do Mato. Também tivemos reforma do prédio, implementação das ações do Jovem de Futuro em parceria com o Instituto Itaú Unibanco, as Olimpíadas de Matemática e de Química da UFMG, o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), chromebooks para todos os professores e especialistas do Ensino Médio, laboratório de informática, internet, Kit SAEB e PROEB, além das avaliações periódicas do Sistema Mineiro de Avaliação, o Simave”, enumera o diretor.

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3