Os recursos para a implantação do Memorial Zacarias foram assegurados por emenda parlamentar no valor de R$ 83 mil do então deputado estadual Douglas Melo.

A memória de Mauro Faccio Gonçalves, o inesquecível Zacarias dos Trapalhões, segue viva em Sete Lagoas. O artista, que completaria 91 anos no dia 18 de janeiro, é homenageado no Memorial Zacarias, localizado no Casarão Nhô Quin Drummond, e em um mural na região central da cidade, assinado pelo artista plástico Drin Cortes.
Inaugurado em 25 de novembro de 2020, o Memorial preserva um acervo especial sobre a vida e carreira do humorista. Além de fotos, discos, matérias de jornais e roupas de Zacarias, o espaço conta com figurinos, perucas e caricaturas em uma segunda sala dedicada ao artista. Destaque para os cinco bustos que trazem perucas usadas pelo personagem em diferentes fases de sua trajetória. A visitação é gratuita, de segunda a domingo, das 9h às 16h.




Outra homenagem marcante está na empena de um prédio na Rua Lassance Cunha, onde Zacarias viveu com sua família. A obra, criada em 2023 durante o Festival Nacional de Arte de Rua (Fenar), foi inspirada no clipe “Papai, eu quero me casar” e no filme “Os Saltimbancos Trapalhões”. Segundo Drin Cortes, a melhor vista do mural é do Museu do Ferroviário, ressaltando a importância do local para o turismo cultural.
Com iniciativas como o Memorial Zacarias, viabilizado com recursos de uma emenda parlamentar do então deputado estadual Douglas Melo, e a arte urbana em sua homenagem, Sete Lagoas reafirma seu compromisso em preservar a história de um dos maiores humoristas do Brasil, que marcou gerações com sua alegria e talento.