A cidade de Sete Lagoas estará representada no maior concurso de beleza transformista do país, o Miss Brasil Gay, que será realizado no próximo dia 17 de agosto em Juiz de Fora. Allexa Dantas, nome artístico do cabeleireiro Alysson Oliver, de 30 anos, é a Miss Minas Gerais Gay 2024 e levará toda a sua elegância e orgulho mineiro para a passarela nacional.
Allexa iniciou sua carreira artística aos 18 anos como drag queen, encantando-se com a beleza exagerada, os brilhos, as plumas e os cabelos exuberantes que caracterizam o universo drag. “Eu sempre fui muito feliz como drag queen, mas no fundo ainda me faltava algo além da performance,” revela. Foi então que o universo dos concursos de miss entrou em sua vida. “As pessoas viviam me dizendo que eu precisava participar de concursos de beleza, até que, sem experiência alguma, me inscrevi no Miss MG Gay em 2018.”
Essa primeira tentativa no mundo dos concursos foi um sucesso e um aprendizado ao mesmo tempo. Allexa conquistou o segundo lugar no Miss MG Gay, mas sentiu que ainda havia mais para alcançar. “Fiquei frustrada, mas não desisti!”, conta. Determinada a continuar sua jornada, Allexa se inscreveu na semana seguinte no Miss Maranhão, onde conquistou o título e, mais tarde, representou o estado no Miss Brasil Gay, alcançando novamente o segundo lugar.
Agora, retornando ao concurso com a experiência e a dedicação acumuladas desde 2018, Allexa está pronta para representar Minas Gerais com orgulho. “Representar Minas Gerais é sem sombra de dúvidas uma honra e um orgulho enorme. Sou orgulhosamente mineira e poder representar minha terra, minha cultura, meus amigos e minha família é muito gratificante!”, declara Allexa.
A preparação para este grande momento começou logo após o concurso de 2018, quando Allexa decidiu que ainda seria Miss Brasil Gay. Desde então, tem se dedicado com afinco aos estudos e ao trabalho junto à sua equipe de coordenação e estilistas. “O concurso elege não só a mais bela transformista do país, mas também uma voz que a nossa comunidade precisa para continuar nossa luta diária”, ressalta.
Para Alysson, dar visibilidade ao Miss Brasil Gay é fundamental para a luta pelos direitos e aceitação da comunidade LGBTQIAPN+ em Minas Gerais e em todo o Brasil. “Vivemos na era da informação e da influência. O Miss Brasil Gay é uma plataforma de grande impacto e visibilidade, e acredito que isso pode agregar positivamente às nossas causas e lutas”, afirma.
Durante o concurso, Allexa Dantas pretende destacar aspectos da cultura mineira que são parte essencial de sua identidade e trajetória. “Tenho muito orgulho de ser mineira e de representar nosso estado. O traje típico será uma surpresa, mas posso garantir que será algo inédito nos 42 anos de história do Miss Brasil Gay”, revela, deixando todos ansiosos para ver sua apresentação.
A sete-lagoana faz questão de deixar uma mensagem inspiradora para aqueles que a acompanham e para a comunidade LGBTQIAPN+: “Acredite mais em você, não duvide do seu potencial. Se você quer e sonha, só depende de você realizar. Eu serei o primeiro setelagoano a pisar na passarela do Miss Brasil Gay representando Minas Gerais, e se Deus me permitir, trarei essa coroa para nós!”.
Allexa Dantas parte para Juiz de Fora no dia 14 de agosto, onde participará do coquetel das misses no dia 15 e dos ensaios no dia 16, preparando-se para o grande desfile no dia 17. Sete Lagoas, Minas Gerais, e toda a comunidade LGBTQIAPN+ estarão torcendo por essa representante que, com orgulho e determinação, levará a beleza e a voz de sua terra para o cenário nacional.