Semana do Graffiti e Muralismo de Sete Lagoas colore a cidade com obras de artistas locais

Neste domingo a arte urbana e música vão tomar conta do viaduto da Rua Amazonas, a partir das 15h

Viaduto Rua Amazonas já recebeu o fundo para o grafitti. Fotos: Ana Amélia Maciel

A Semana do Graffiti e Muralismo está levando cor e arte para vários pontos de Sete Lagoas. Para abrir a Semana em grande estilo, o viaduto da Rua Amazonas vai receber muita música e artes urbanas neste domingo (28) a partir das 15h, com entrada gratuita. A programação musical conta com apresentações de Jazzc, Ceita, DJ D.Negão, Los Correria (convida Shangrilá), DJ Thais, Sansei, Real FG & Cauã Jhonnes, Batalha da Catarina e Ray. 

Grafitti

O Grafitti é um gênero de arte visual que traz a pintura de imagens e letras utilizando a tinta spray em espaços públicos, interferindo na paisagem urbana, trazendo cor, arte e muitas vezes um convite à reflexão. O viaduto da Rua Amazonas, um dos principais acessos ao bairro Boa Vista, vai receber novos grafites pelos artistas sete-lagoanos Victor Gott, Duílio Almeida, Luiz Torrezani e Thais Souza, que estão contando com o auxílio de Vinícius Souza.

“A gente vai trabalhar personagens, letra de grafite e animais locais. Fazer esse trabalho aqui no viaduto é muito bom e ao mesmo tempo é muito ruim, porque apesar da gente fazer uma cobertura bonita e a tinta nova dar aquela sensação de limpeza, a gente cobriu outros artistas, são outros artistas que muitos a gente conhece, artistas que fizeram parte da história daqui na época do Hip-hop no Parque e fizeram um evento para fazer o grafite no viaduto que ainda não tinha nada. Por isso é um sentimento de pesar e um sentimento bom também pelo fato de vir coisa nova aí”, relata o grafiteiro Victor Gott.

Muralismo

O muralismo é uma corrente artística que consiste na pintura em paredes de grandes imagens ou frases estilizadas. Uma das representantes dessa arte na cidade é a Larissa Araújo que já teve sua pintura estampada nas paredes de várias empresas em Sete Lagoas e agora vai colorir cinco locais públicos: Terminal Urbano (fotos), Viaduto do Náutico, fachada da Secretaria da Mulher, Escola Municipal Juca Dias e CEU das Artes no Jardim dos Pequis.

“Esse é um projeto que eu queria tirar do papel há muito tempo, fazer parte de um projeto público para as pessoas. É uma coisa que eu sempre quis, principalmente como mulher, levando o meu trabalho, representando outras mulheres, né? Eu sempre quis envolver o meu trabalho para além do Instagram e alcançar pessoas que não me conhecem na cidade, que não conhecem sobre arte em parede, para elas conhecerem um pouco mais desse universo, e também colorir a cidade”, comenta a muralista Larissa. Ela conta que escolheu três locais centrais e dois mais afastados para poder levar arte também para locais que não tem tanto acesso a essa manifestação cultural.

Evento

A Semana é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Secet) e da Secretaria da Mulher. Este evento é instituído por Lei Municipal, mas ganhou uma nova proposta este ano com uma pauta direcionada aos direitos das mulheres. De acordo com a Secet, essas ações integram um conjunto de políticas que buscam deixar os espaços públicos mais coloridos, humanos e confortáveis.

“A inspiração serão as mulheres e a natureza. Estamos muito animados, pois é a primeira vez que a Prefeitura promove um evento com estas características e proporção. Agradecemos muito o prefeito Duílio de Castro por ter acreditado neste projeto que prestigia um público crescente e que por muito tempo foi marginalizado. Estamos apoiando uma proposta com muita força cultural e turística”, ressalta o superintendente de Cultura e Juventude Alan Keller.

 “Nossa Secretaria Municipal da Mulher foi criada recentemente, consideramos este projeto como um presente de boas-vindas e uma homenagem inesquecível para as mulheres”, destacou Karine Araújo, secretária municipal da Mulher.

Por Ana Amélia Maciel com informações Secet