Homem de confiança do prefeito Duílio de Castro, Rafael Vitor Abreu de Carvalho (foto), foi nomeado como o novo Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Turismo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município em 15 de abril. Ele assume o cargo em substituição a Marcelo Cooperselta, que deixou o posto para concorrer a vereador nas eleições deste ano.
TRAJETÓRIA POLÍTICA
Rafael Vitor está na política há cerca de 12 anos, desde que se juntou ao grupo político do prefeito Duílio de Castro. Ele foi fundador do Jornal Boa Notícia e, posteriormente, assumiu O Regional e o site Plantão Regional 24 Horas, os quais vendeu ao aceitar o convite do prefeito para integrar a equipe de Comunicação do Executivo. Antes de se tornar secretário, ele ocupou os cargos de Coordenador de Eventos e Cerimonial da Prefeitura, bem como Coordenador de Assuntos Institucionais do Município.
PRÉ-CARNAVAIS
Uma das principais iniciativas de Rafael Vitor como Coordenador de Eventos e Cerimonial foi a reintrodução dos pré-carnavais com trios elétricos descentralizados nos últimos quatro anos em Sete Lagoas. Além disso, ele liderou o retorno de grandes shows gratuitos à cidade, como os de Raça Negra, Eduardo Costa, Paralamas do Sucesso, Elba Ramalho e Bruno e Marrone (marcado para o Dia do Trabalho – 01/05), entre outros.
LEI ALDIR BLANC
O novo Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Turismo compartilhou suas metas para a pasta, incluindo a publicação de editais que disponibilizam recursos no valor de R$ 1.576.439,73 da Lei Aldir Blanc 2 – já depositados no Fundo Nacional de Cultura. Criada durante a pandemia da Covid, a Lei teve como objetivo garantir acesso à renda emergencial para profissionais dos setores cultural e criativo, subsídios para a manutenção de espaços culturais com atividades interrompidas e ações de fomento à cultura por meio da realização de prêmios e editais para o setor cultural e criativo.
AINDA NO PODER
Enquanto isso, Marcelo Cooperselta foi nomeado Coordenador de Assuntos Institucionais, na Secretaria Municipal de Governo. Neste cargo, ele tem que ser exonerado apenas em junho, caso seja mesmo candidato a vereador. O mesmo caso de Alber Alípio Ribeiro, que foi exonerado da Secretaria-Adjunta de Saúde para exercer o cargo de Coordenador de Assuntos Institucionais, na Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.
NOVO POSTO
O advogado Marco Paulo Drumond Lanza, filho do vice-prefeito Dr. Euro Andrade, assumiu o cargo de Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária. Ele deixa a chefia de gabinete do prefeito Duílio de Castro.
DENÚNCIAS ARQUIVADAS
O Ministério Público de Minas Gerais decidiu pelo arquivamento de todas as denúncias apresentadas na Câmara Municipal de Sete Lagoas, que culminaram na instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa Legislativa. O resultado da manifestação do MP foi anunciado pelo presidente da Câmara, vereador Caio Valace (PDT), durante a 11ª Reunião Ordinária, realizada na última terça-feira (15). “Se fosse possível esperar honradez e hombridade por parte dos denunciantes, que manifestaram à população suas denúncias, fariam, eles, o uso deste plenário para pedir desculpas ao presidente, e comunicar a população que o Ministério Público também concluiu que o presidente nada mais faz do que cumprir com sua obrigação. Mas, certamente, isso não acontecerá. Por isso, cumpro o dever de trazer à população o relatório destas atividades”, pontuou, logo no início dos esclarecimentos.
ATESTADO
O vereador Caio Valace “agradeceu” os vereadores que moveram as ações e afirmou que os pareceres do Ministério Público serão utilizados como um atestado de sua integridade durante sua futura campanha eleitoral – seja para vereador, vice ou mesmo prefeito nas eleições deste ano. “Esse episódio ressalta a importância da transparência e da responsabilidade no exercício do poder público, bem como a necessidade de se respeitar a presunção de inocência até que se prove o contrário”, afirmou o presidente do Legislativo.