Sem Reserva – HIGIENISMO

Contestada pela forma como se referiu aos moradores em situação de rua na cidade, a vereadora Heloísa Frois, foi alvo de uma “Nota de repúdio” do perfil @celagoasmemes no instagram: “… com máxima indignação que tornamos público o nosso repúdio às declarações proferidas pela vereadora Heloísa Frois, na tribuna da Câmara Municipal de Sete Lagoas… Diante de toda a cidade, em vídeo oficial, a vereadora afirmou que o local onde vivem os moradores em situação de rua “fede a amônia” e que essas pessoas precisam ser devolvidas para as suas origens. “… o que exala não é a rua, não é o povo — é o preconceito travestido de autoridade…”, prossegue a nota de repúdio.

LIMPEZA NA PRAÇA

Heloisa Froes foi à Tribuna da Câmara para dizer que a polêmica foi fruto da “ignorância do produtor da matéria”, já que ela apenas pediu que à prefeitura limpasse a praça Alexandre Lanza, a pedido do Colégio Regina Pacis, e que a amônia é um componente presente na urina das pessoas e dos animais também.

SETE VEREADORES

Na sequência da nota, o @celagoasmemes, prossegue: “… Senhora vereadora, o púlpito não é instrumento de perseguição pessoal. O púlpito não é palanque para destilar preconceito. O púlpito deve ser usado para defender o povo, e não para humilhá-lo. Não por acaso, sete vereadores — repito: sete vereadores — manifestaram-se imediatamente contra essa fala vergonhosa, deixando evidente que a Câmara não compactua com tal atrocidade. O vídeo está disponível, e qualquer cidadão pode comprovar o fato.”

QUASE 50 MIL

No Instagram desde dezembro de 2018 o @celagoasmemes é um dos perfis mais acessados da região. Com 49,2 mil seguidores, sempre trata dos temas do cotidiano da cidade de forma séria, com ironia, bom humor, e às vezes com dureza, como nesse trecho da nota de repúdio: “… É preciso dizer com todas as letras: expulsar moradores de rua é inconstitucional, imoral e desumano… Seguiremos firmes! Assistam o vídeo e tirem suas conclusões.”

TEMA EXPLOSIVO

O assunto sobre mendigos e moradores de rua se tornou explosivo nos anos 1950/1960, quando a radialista Sandra Cavalcanti, vereadora pelo Rio (na época Distrito Federal) e depois deputada estadual pelo estado da Guanabara, foi nomeada Secretária de Serviços Sociais pelo governador Carlos Lacerda. Com a determinação de “limpar a cidade”, foi acusada de remover favelas sem nenhum cuidado com as pessoas atingidas, preocupada apenas em “higienizar” as áreas nobres.

MENDIGOS NOS RIOS

Com muitos incêndios premeditados em barracos e mendigos mortos afogados no Rio da Guarda, Sandra Cavalcanti passou a ser acusada de ser a mentora dessa política de “limpeza” do Rio e nunca conseguiu se livrar desse estigma. Até morrer, em 11 de março de 2022, aos 96 anos de idade.

Ela era prima do famoso apresentador de televisão Flávio Cavalcanti,  e também trabalhou em diferentes veículos, como: Rádio Globo, TV Tupi, TVS, Rede Manchete e jornal Última Hora.

PL E O PREFEITO

Na última eleição, o Partido Liberal (PL) de Sete Lagoas fez parte da coligação do candidato Júnior Sousa, mas agora sinaliza uma aproximação com Douglas Melo (PSD). O presidente da sigla, Alírio Mendes, e o membro da executiva, Lucas Nogueira, foram recebidos pelo prefeito e pelo coordenador de Assuntos Institucionais, Juca Bahia, na última segunda-feira, 9 de setembro. Na pauta, a política de Sete Lagoas.

MISSÃO

O PL de Sete Lagoas agora terá a missão de convencer o vereador Ivson Gomes sobre este novo posicionamento. Ele é o único vereador eleito pelo partido na última eleição e o principal adversário político de Douglas Melo no Legislativo.

PATRIOTISMO REVERSO

O vereador Téo da Equoterapia (Podemos) usou vestimenta chamativa no plenário, na última reunião ordinária da Câmara, ao colocar um boné vermelho com a frase “Make América Great Again”, slogan do presidente americano Donald Trump que, em tradução livre, significa “Faça a América Grande de Novo”. Uma homenagem a quem impôs um tarifaço de 50% aos produtos brasileiros para entrar nos Estados Unidos.

PARA INGLÊS VER

Já está em vigor uma lei proposta pelo vereador Ismael Soares (PSB) que reserva, aos passageiros em situação prioritária, todos os assentos em veículos do transporte coletivo. Até então, eram apenas quatro cadeiras e ninguém respeitava, imagine agora com esta expansão do benefício.

ACORDO DE FÉ

O Republicanos de Sete Lagoas já decidiu que não vai apoiar nenhum candidato a deputado da cidade. Assim como na eleição anterior, o partido, que tem o vereador Tiago Santana, caminhará com o deputado estadual Charles Santos e o deputado federal Gilberto Abramo. A sigla tem forte ligação com a Igreja Universal e garantiu, aqui, quase 3 mil votos para cada em 2022.