terça-feira, 25 de junho de 2024

Sem Reserva – GRUPO CONCORRIDO

O prefeito Duílio de Castro é pré-candidato declarado à Prefeitura de Sete Lagoas nas eleições deste ano. Porém, dentro do seu grupo político, há pelo menos três outros pré-candidatos que pleiteiam o cargo, caso o prefeito tenha algum impedimento. São eles: o médico Caio Dutra, o presidente da Câmara Municipal, vereador Caio Valace, e Edmundo Diniz, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária.

Sentido horário, da esquerda para direita: vereador Caio Valace
com o prefeito Duílio de Castro, Dr. Caio Dutra e Dr. Edmundo Diniz.

PARLAMENTO JOVEM

Na última segunda-feira (20) as 17 escolas participantes do processo de eleição dos novos vereadores do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Sete Lagoas elegeram seus candidatos. Após o período de cadastro das escolas interessadas – em um processo aberto e democrático – os jovens parlamentares assumem em agosto. O presidente da Câmara Municipal, vereador Caio Valace, ressaltou que se trata de um momento histórico em Sete Lagoas quando o assunto é a inserção do jovem na política. Mais de mil jovens participaram diretamente do processo eleitoral nas escolas.

OS ELEITOS

Confira os eleitos por escola: Colégio Anglo – Mariana Vasconcelos; Escola Estadual Dr. Arthur Bernardes – Ana Cristina Morais; Escola Dr. Avelar – Davi Teixeira; Colégio Batista Mineiro – Henrique Chamom; Colégio Franciscano Regina Pacis – Gustavo Abreu; Colégio Professor Roberto Herbster Gusmão – Moíses Barbosa; Escola Estadual Edite Furst – Pedro Guimarães; Colégio Alpha – Luiz Henrique Viana; Escola Estadual Olinto Alvim – Lavinia Rocha; Escola Estadual Cândido Azeredo – Iasmim Gonzaga; Colégio Caetano – Zara Chaves; Escola Estadual José Evangelista – Bruna Dias; Colégio Promove – Victor Godinho; Escola Estadual Maurilo de Jesus Peixoto – Laura Cassimiro; Escola Estadual Zico Paiva – Pedro Fernandes; Escola Estadual João Fernandino – Analice Oliveira; e Instituto Alice Maciel – Eduarda Pereira.

ESCOLINHA DA CEMIG

Tramita na Câmara Municipal proposta para alterar a Lei Complementar número 209 de 2017, que dispõe sobre o uso e ocupação do solo em Sete Lagoas.  O Projeto de Lei Complementar, apresentado pelo presidente da Câmara, vereador Caio Valace, também foi assinado pelos vereadores Eraldo da Saúde, Gilson Liboreiro, Ismael Soares, Ivan Luiz, Janderson Avelar, João Evangelista Pereira de Sá, José de Deus e Silvia Regina. A proposta tem como objetivo evitar que a Univercemig, também conhecida como “escolinha da Cemig, seja destinada para a construção de um parque industrial ou mesmo transformada em área residencial.

O terreno foi doado à estatal em 1963, sob a gestão do então prefeito Jovelino Lanza. Porém, a Cemig optou recentemente por desativar o local.

PETIÇÃO PÚBLICA

Paralelo a isso, o vereador vem mobilizando autoridades e a população para que assine a petição pública (no Google) denominada “A Escolinha da Cemig É Nossa”, para que o terreno volte para o município. A sugestão é que o local abrigue o Centro Administrativo do município. Atualmente a Prefeitura de Sete Lagoas gasta quase R$ 1 milhão de reais somente para manter a sua estrutura administrativa com aluguéis, gastos com logística, dentre outras despesas.

SEMANA DO EMPREGO

Foi aprovado em segundo turno pela Câmara Municipal o Projeto de Lei 163/2024, que instituiu a Semana Municipal de Apoio ao Emprego, Geração de Trabalho e Renda em Sete Lagoas. A proposta é de autoria do vereador Janderson Avelar e deve ser realizada anualmente na primeira semana de maio. O evento tem como objetivo informar os munícipes sobre as principais profissões no mercado de trabalho disponíveis, esclarecer as atribuições dessas profissões, e contribuir para o debate e elaboração de propostas de políticas públicas de incentivo à criação de novos postos de trabalho.

MUTIRÃO

A Semana foi motivada pelo Mutirão de Empregos realizado recentemente pela Prefeitura de Sete Lagoas na Câmara Municipal de Sete Lagoas através do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). Na oportunidade, mais de 1.500 pessoas estiveram no local em busca de uma vaga nas diversas empresas que participaram da iniciativa. Mais de 200 pessoas já foram contratadas na sequência do Mutirão.

DIAGNÓSTICOS

A Semana do Emprego também visa a elaboração de estatísticas para diagnosticar o número de desempregados por região na cidade, orientando os munícipes na busca por oportunidades de trabalho e geração de renda.

CORREIOS EM FV

Esta semana, finalmente o problema da falta de posto de coleta e entrega de correspondências foi resolvido em Fazenda Velha. A comunidade estava sem essa prestação de serviços há quase três anos, por falta de entendimento entre a ECT, Prefeitura e Associação dos Moradores local.

O novo presidente da Associação, André Abreu, retomou o diálogo com as partes e com habilidade, conseguiu que o convênio entre a prefeitura e Correios fosse assinado. Contou com presteza da Secretaria de Comunicação da prefeitura, que agilizou os processos internos.

CALMARIA EM INHAÚMA

A cidade que passou por grande turbulência política nos últimos meses, com cassação, retorno e nova cassação do prefeito Juninho, está vivendo uma calmaria surpreendente nas últimas semanas.

O prefeito em exercício é o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Carvalho Gomes, que vem trabalhando para que a “poeira baixe” e que a cidade volte a viver a tranquilidade que sempre viveu.

O futuro político de Inhaúma está nas mãos da Justiça Eleitoral, até que cheguem as eleições de 6 de outubro. Enquanto isso, dois pré-candidatos trabalham: Carlinho Piloto e o ex-prefeito Zula.