O prefeito Duílio de Castro está em New York para apresentar o projeto “Botão de pânico nas escolas”, que integra ferramentas digitais e videomonitoramento na Rede Municipal de Ensino, na Expo New York Smart Cities, Fórum Internacional latino-americano pioneiro nos Estados Unidos. O projeto é considerado um caso de sucesso e, inclusive, já foi premiado no Expo BH – Fórum Internacional de Cidades Inteligentes.
COMO FUNCIONA
O projeto foi implantado em todas as 60 escolas municipais da Prefeitura incluindo as da zona rural. Todas são monitoradas 24 horas por dia em uma central que funciona na sede da Guarda Civil Municipal. Em caso de uma situação e perigo, um responsável pela unidade educacional aciona um alarme que, imediatamente, alerta os agentes e também a Polícia Militar. Toda ação pode ser orientada pelo operador da central, visto que todos as dependências da escola possuem câmeras de vídeo.
COM O VICE-GOVERNADOR
O deputado estadual e prefeito eleito de Sete Lagoas, Douglas Melo, demonstrou satisfação após uma reunião com o governador em exercício, Mateus Simões, para tratar de recursos destinados ao município. Segundo Douglas, o vice-governador comprometeu-se a apoiar sua gestão a partir de janeiro do próximo ano. “Agradeço o apoio do governo de Minas por essa parceria que contribuirá para transformar Sete Lagoas em uma cidade melhor”, escreveu o prefeito eleito em suas redes sociais.
Emendas Parlamentares
Douglas Melo reafirmou, em suas redes sociais, o compromisso assumido durante sua campanha e anunciou a destinação de suas emendas parlamentares de 2025 para Sete Lagoas. Pelo décimo ano consecutivo, ele é o deputado que mais aloca recursos para o município. “Agora, terei o orgulho de gerir as emendas que estou destinando para nossa amada cidade”, postou.
Secretariado Técnico
Douglas Melo também comunicou, por meio de seu Instagram, que o secretariado de sua gestão, a partir de 1º de janeiro, será inteiramente técnico. “Cada secretaria terá à sua frente pessoas qualificadas e com experiência na área, para garantir resultados efetivos para a população. Acredito que essa é a forma mais eficiente de gestão”, afirmou o prefeito eleito, reforçando seu compromisso com a competência e a transparência na administração pública.
Semana da Consciência Negra
A Semana da Consciência Negra – Igualdade, Resistência e Respeito, realizada na Câmara Municipal de Sete Lagoas, segue até esta sexta-feira com uma série de atividades culturais e educacionais. Um dos destaques da programação foi a palestra “A importância da Representatividade e da Equidade no Serviço Público: Promovendo a Consciência Negra”, ministrada pela professora, advogada e presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Sete Lagoas (Compir), Juliana de Freitas.
COTAS
O presidente da Câmara Municipal, vereador Caio Valace, ressaltou o compromisso do Legislativo com a igualdade racial e a inclusão, mencionando a recente realização de concurso público, no qual foram observadas cotas raciais e para pessoas com deficiência. “Estamos atentos à legislação e implementando mudanças importantes na gestão da Câmara. Queremos avançar com segurança para consolidar uma sociedade justa e inclusiva, que valorize o crescimento humano, nosso maior objetivo”, afirmou Valace.
APAE e Vila Vicentina
Na última terça-feira, o Legislativo de Sete Lagoas aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei que concede subvenção social à APAE e à Vila Vicentina. A proposta da Prefeitura destina R$ 72 mil à APAE e R$ 43,2 mil à Vila Vicentina, com o objetivo de apoiar os serviços de assistência social dessas instituições. Os recursos virão do Fundo Municipal de Assistência Social, provenientes de repasses federais. A proposta foi aprovada por unanimidade. A aprovação reforça o compromisso do município com as entidades filantrópicas que prestam relevantes serviços à comunidade.
BAIRRO Padre Teodoro
A Câmara Municipal de Sete Lagoas aprovou, na última reunião ordinária, o projeto de lei do vereador Roney do Aproximar que cria o “Festival de Inverno Padre Teodoro”, a ser celebrado anualmente na primeira semana de julho naquele bairro. O evento visa valorizar a diversidade cultural, incentivar os talentos locais e promover as tradições regionais. Agora, o festival integra o calendário oficial do município.