Interessados em conhecer os serviços oferecidos no município podem entrar em contato pelo novo telefone (31) 3314-2890
Com o objetivo de oferecer suporte aos donos de pequenos negócios e, também, para aqueles que desejam empreender, a Agência de Atendimento do Sebrae Minas, em Sete Lagoas, região central do estado, registrou mais de quatro mil atendimentos na cidade de janeiro a outubro deste ano.
O espaço, localizado na Praça Barão do Rio Branco, 170 – 7º andar, no Centro, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. São realizados os seguintes serviços: impressão de boleto DAS; Emissão de DASN; Emissão de CCMEI e cartão CNPJ; Informações sobre cursos e eventos; Orientação para emissão de notas Fiscais de Comércio e Serviço; Orientação para realização de parcelamento, orientação de marketing e empreendedorismo.
A analista do Sebrae Minas Renata Castro explica que foram estruturados diversos projetos e parcerias para impulsionar o desenvolvimento dos pequenos negócios, fortalecer o empreendedorismo e fomentar o crescimento econômico local. “Além do atendimento diário, a região também recebe suporte nos segmentos de varejo, gastronomia, turismo, empreendedorismo feminino, inovação e educação empreendedora”, destaca.
Ações e programas
O Programa Varejo Mais, um dos destaques na região, tem o objetivo de impulsionar os pequenos negócios varejistas, por meio de orientações e ferramentas que contribuem para ampliação das vendas e da presença digital dos empreendimentos. Em Sete Lagoas, o programa conta com a parceria da Associação Comercial e Industrial (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista (Sindcomércio). Durante a jornada, as empresas foram capacitadas em diversos temas, e receberam mais de 20 horas de capacitação, além de mais 15 horas de consultorias presenciais em seus negócios.
Já o Prepara Padaria, iniciado neste ano, busca aumentar a competitividade dos pequenos negócios do setor, estimulando a melhoria dos processos gerenciais e ampliando as oportunidades de crescimento no mercado. Já são dez estabelecimentos atendidos no município.
Na área da educação, o Sebrae Minas atua em escolas para incentivar o empreendedorismo entre jovens estudantes, e transmitir uma visão de mundo mais ampla. Por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora, alunos e professores são atendidos pela entidade em uma iniciativa que promove ações para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios, em todos os níveis do ensino formal, tanto nas redes públicas quanto nas redes privadas.
Região de Sete Lagoas em números
A Agência de Atendimento do Sebrae Minas em Sete Lagoas atende às demandas de outros 24 municípios da região: Araçaí, Baldim, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Cordisburgo, Dom Joaquim, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Jequitibá, Maravilhas, Morro do Pilar, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Prudente de Morais, Santana de Pirapama, Santana do Riacho e Sete Lagoas.
De acordo com o levantamento do estudo Panoramas Socioeconômicos das Regionais Sebrae, o município é uma das principais economias da Regional Centro com o 6º maior PIB (R$12.660/ em milhões | 2021). É também o 4º município em diversificação econômica, avaliada pela variedade de atividades econômicas ativas no território.
Os dados do Portal da Inteligência do Sebrae Minas mostram que a microrregião possui 44.539 pequenos negócios formalizados, sendo responsáveis por 94,38% das empresas da região. Destes, 28.251 são MEI, a maior parte. Os cinco municípios com mais número de empresas são: Sete Lagoas, Paraopeba, Jabuticabas, Conceição do Mato Dentro e Papagaios. São 845 atividades econômicas registradas no território, sendo cabeleireiro, manicure e pedicure com mais empresas ativas.