O Dia dos Pais, celebrado no dia 11 de agosto, é uma data que carrega memórias afetivas e representa uma oportunidade para os pequenos negócios aumentarem suas vendas. Análises de tendências realizadas pelo Sebrae Minas indicam que, em 2024, os consumidores continuarão valorizando experiências personalizadas e produtos que transmitam emoção. O desejo por presentes que construam memórias duradouras está em alta, refletindo a mudança nas prioridades dos consumidores que buscam fortalecer laços e proporcionar momentos especiais em família.
Os empreendedores podem desenvolver produtos e serviços que melhorem a experiência dos consumidores. A analista do Sebrae Minas, Rafaela Justi, destaca que presentes personalizados retratam sentimentos de forma única e ganham mais visibilidade neste período. “Além de serem marcantes, esses produtos fogem do padrão e são excelentes para apresentar aos pais. Itens de vestuário também são muito valorizados pela população brasileira. Além disso, duas áreas em crescimento exponencial são saúde e tecnologia”, reforça.
A conveniência das compras on-line continua a ser um fator de destaque. Com a variedade de opções e a facilidade de comparar preços e produtos, as empresas que oferecem uma experiência de compra digital fluida e segura se destacam, especialmente se conseguirem garantir entregas rápidas e eficientes.
“Observamos um crescente interesse do consumidor em compras e pesquisas on-line. As redes sociais, portanto, são excelentes canais para comunicação e divulgação em datas comemorativas. Apostar em marketing de conteúdo e relacionamento pode trazer melhores resultados. Os anúncios são oportunidades para alavancar o negócio, desde que o cenário financeiro da empresa permita. Se optar pelo tráfego pago, é interessante manter uma estratégia orgânica adequada para garantir um retorno efetivo”, destaca a analista.
O Dia dos Pais também permite que os empreendedores criem relações mais fortes e fiéis com seus clientes. Por isso, o Sebrae Minas preparou nove dicas de marketing para que os pequenos negócios aproveitem essa data e convertam oportunidades em vendas:
- Crie conteúdos emocionais: Destaque a importância da relação entre pais e filhos.
- Faça campanhas personalizadas: Construa ofertas que pareçam feitas especialmente para o cliente.
- Seja multicanal: Invista em marketing digital e ações offline.
- Realize promoções familiares: Ofereça pacotes promocionais para pais e filhos.
- Promova concursos e sorteios: Crie uma sensação de comunidade e participação.
- Colete depoimentos de clientes: Eles transmitem críticas e influenciam novos consumidores.
- Ofereça descontos progressivos: Aumente os descontos conforme o valor da compra aumenta.
- Crie pacotes especiais a preço promocional.
- Ofereça brindes exclusivos: Isso proporciona uma sensação de privilégio aos clientes.
Para mais dicas e estratégias sobre como alavancar as vendas e melhorar os negócios no Dia dos Pais, acesse o conteúdo exclusivo disponível no Sebrae Play.