quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Santa Helena Valley lidera Pacto para o Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação de Sete Lagoas

O Santa Helena Valley (SHV) – ecossistema de Inovação de Sete Lagoas – está liderando um movimento pela inovação com o objetivo de fomentar uma cultura de inovação robusta, essencial para converter ideias empreendedoras em ativos valiosos que impulsionem o desenvolvimento econômico local. Assim, reuniões mensais vêm sendo realizadas com a participação de diversas entidades e empresas locais com apoio do Sebrae Minas e um pacto de intenções foi redigido.

Na foto, parte dos integrantes do SHV no stand do Sebrae durante a Feconex 2024

De acordo com o líder da comunidade, Roni Magnos, essa transformação será alcançada por meio de uma colaboração intensiva entre universidades e centros acadêmicos, centros de pesquisa e o setor empresarial, melhorando o acesso a financiamentos e facilitando o intercâmbio de conhecimento especializado. Para isso, serão implementados programas e ações que promovam a criatividade e fortaleçam as conexões entre pesquisadores, investidores e empresários.

“Sete Lagoas, berço de talentos e potencialidades, tem a oportunidade de se tornar um polo de inovação e desenvolvimento sustentável. O pacto pelo desenvolvimento da inovação de Sete Lagoas nos oferece a plataforma ideal para unir forças, empresas e instituições em prol desse futuro promissor. Ao aderir ao pacto, cada um se torna protagonista dessa transformação, impulsionando a criação de soluções inovadoras que geram valor para a sociedade”, comenta Roni Magnos.

Para isso, o ecossistema convida empresas, instituições e governos para assinarem o pacto. “Juntos podemos construir um ecossistema de inovação vibrante, atraindo investimentos, gerando empregos de qualidade e elevando a qualidade de vida em nossa cidade. Abracem essa causa e façam parte da história de sucesso de Sete Lagoas”, convida o líder da comunidade.

A iniciativa é um esforço colaborativo que engloba uma variedade de participantes do ecossistema de inovação e pesquisa, sem uma única entidade à frente. Entre os colaboradores estão o Sebrae Minas, cooperativas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sete Lagoas, Associação Comercial e Industrial (ACI) de Sete Lagoas, além de indústrias, comércios, serviços, universidades e o Poder Público. “Este movimento coletivo, que não pertence a nenhuma organização específica, reflete o compromisso compartilhado de construir um futuro mais próspero, justo e sustentável para toda a comunidade”, completa Roni.

O pacto pela inovação pode ser lido e assinado pelo link santahelenavalley.com.br/shv.e