segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Samu Regional de Sete Lagoas: agora, atendimento será estendido a 34 municípios

Vice-governador participou da entrega de mais 12 novas ambulâncias para atender aos 34 municípios da região

Parte do treinamento foi no auditório do Unifemm. Fotos: Assessoria

Uma importante conquista não só para a saúde de Sete Lagoas mas para mais de 600 mil pessoas de toda a região. Os cerca de 150 novos profissionais aprovados no último processo seletivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, participaram do Treinamento Básico Introdutório durante dois dias, neste fim de semana, no auditório do Unifemm.

O treinamento contou com palestras, oficinas práticas e até testes de condução das novas ambulâncias, além do recebimento dos novos uniformes. “Essa regionalização vem como um fator crucial pra gente, para melhor atendermos aquelas pessoas que não tinham o serviço nos demais municípios”, explica a técnica de enfermagem do SAMU de Sete Lagoas, Nayara Caetano. A capacitação é parte dos esforços da Prefeitura de Sete Lagoas para a criação do SAMU Regional, que integra 34 municípios da região, e contempla ainda a nova sede da unidade, a contratação de condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos e a aquisição de mais 12 novas ambulâncias, que vão se somar aos cinco veículos que Sete Lagoas já possui.

“Deixaremos de atender a 240 mil pessoas para atender a aproximadamente 600 mil pessoas. Teremos 11 bases descentralizadas em toda a região para salvarmos mais vidas, tirar a dor de quem necessita ou mesmo uma palavra de conforto do médico direto da Central de Regulação”, detalhou o coordenador geral do SAMU Regional, Múcio Eduardo Jr.

“Um marco histórico para a região de Sete Lagoas. Após 19 anos de SAMU Municipal, agora ele está sendo ampliado para oferecer uma assistência avançada para toda a região”, comemorou o secretário municipal adjunto de Saúde, Alber Alípio. “Isso significa que vamos salvar muito mais vidas. Estamos preparados com uma grande equipe, com novas ambulâncias totalmente equipadas para que possamos prestar um melhor serviço mais rápido e humanizado, salvando mais vidas”, completou o prefeito Duílio de Castro.

Vice-governador

O treinamento teve início no sábado e continuou no domingo, com a participação do vice-governador Mateus Simões e a entrega das 12 novas ambulâncias para os municípios da região. “Fico muito feliz porque o modelo que está sendo implantado em Sete Lagoas é completamente diferente do que temos no resto do país. Um município, através do seu SAMU Municipal, assumindo a regionalização. Ficamos muito gratos com o esforço dos prefeitos dos 34 municípios, que terão uma condição de socorro muito maior nos momentos de necessidade”, afirmou. O Samu Regional terá suas atividades integradas a partir da próxima semana.