Nesta quinta-feira (15/08) a Rodada de Negócios da Feira da Conexão entre o Agro, Indústria, Comércio e Serviços de Sete Lagoas – Feconex 2024 contou com a participação de 10 empresas âncoras e 50 expositores. A avaliação foi extremamente positiva tanto para quem compra quanto para quem vende.
Tratou-se de uma excelente oportunidade para pequenos, médios e grandes empreendedores mostrarem seus produtos e garantirem sua presença no radar das grandes empresas. No ano passado, a rodada movimentou cerca de R$ 10 milhões em negociações entre os participantes pós-evento e promete ainda mais nesta edição.
Para Neto Abreu, coordenador de compras e logística da Streparava – empresa âncora – foi uma oportunidade excelente para se conectar com os parceiros comerciais de Sete Lagoas. “Este é o nosso segundo ano participando da feira; em 2023 conseguimos formar parcerias de negócios com fornecedores locais. Somos uma indústria de peças automotivas que fornece diretamente para montadoras, mas também consumimos diversos bens e serviços, como material de escritório, produtos de limpeza, prestadores de serviço e manutenção em várias áreas. Estamos sempre abertos a formar novas parcerias”, afirmou.
Outra gigante que participou como empresa âncora foi a Iveco. Segundo Reinaldo Silva, gerente de compras da indústria localizada em Sete Lagoas, foram identificadas várias oportunidades que serão melhor analisadas nos próximos meses. “Encontramos empresas que têm aderência com nossos negócios. Nosso grande desafio é encontrar maneiras de conectar essas empresas da região de Sete Lagoas com as atividades do Iveco Group. O foco não é apenas o fornecimento direto para o Iveco, mas também para toda a nossa cadeia de fornecedores. Queremos conectar nossos fornecedores diretos a esses novos contatos e criar um grande ciclo virtuoso de evolução para a região, promovendo o crescimento de Sete Lagoas. Trouxemos pessoas da nossa equipe que são especializadas na contratação de serviços”, ressaltou Silva.
Caroline Pereira, gerente de compras da ASK Componentes Automotivos, também aprovou a Rodada de Negócios. “Minha avaliação é que a Rodada foi excelente. Gostei muito dessa oportunidade, pois conseguimos conhecer fornecedores locais que ainda não tinham visibilidade. Encontramos fornecedores potenciais que podem, sim, fornecer para a ASK e para outras grandes empresas parceiras, contribuindo para o fomento da economia local. Esperamos que, com essa rodada, possamos realmente fechar negócios e oferecer oportunidades para o crescimento da economia local, além de permitir que os fornecedores captem novos clientes, não apenas para a ASK, mas também para nossos colaboradores”, enfatizou.
EXPOSITORES
Dentre os expositores/vendedores, o comerciante e chef Vanderson Viana Costa, o Vandin, acredita que bons negócios serão fechados a curto e médio prazo. “Participar dessa rodada de negócios foi muito impulsionador para nós. Percebemos que muitas empresas presentes não conheciam o tipo de serviço que oferecemos. Não nos limitamos apenas à venda de produtos prontos para consumo no local; também disponibilizamos serviços para empresas. Podemos organizar confraternizações, comemorações de aniversário ou happy hours, além de festas de fim de ano. Estamos aqui para oferecer esse tipo de serviço, associado à qualidade dos nossos produtos. Foi muito válido para nós, pois conseguimos mostrar aos empresários presentes o que é a Pizza do Vandin em Sete Lagoas. Nosso slogan já diz: Pizza do Vandin é muito mais do que pizza.”, ressaltou.
Outro expositor, Cleiton Matiolo, gestor da Vox2You, fez um balanço extremamente positivo da iniciativa. “Estamos falando de dez rodadas com quase 60 empresas, e tivemos a oportunidade de mostrar nossos produtos e serviços. Para aquelas pessoas que não nos conheciam, essa é uma chance de entender melhor o que oferecemos. A rodada de negócios é uma oportunidade de fazer novas conexões e fechar novos negócios, mas, principalmente, de apresentar quem somos aqui em Sete Lagoas. É a segunda vez que participamos e considero que a feira está mais profissional. Falo isso em relação aos expositores, os estandes estão muito bem elaborados e construídos, o que mostra que os empresários estão apostando em fazer negócios aqui, que é realmente o objetivo”, concluiu Matiolo.
Por fim, Wagner Ferreira, da Shield Telecom, foi possível estabelecer contatos que seriam mais difíceis de conseguir de outra forma a não ser pela Rodada de Negócios. “Criamos novas amizades e parcerias. A Shield já participou de duas edições da feira. Trata-se de uma excelente oportunidade para fechar parcerias, aumentar receitas e crescer nosso negócio. Posso afirmar que os resultados a curto prazo já estão sendo muito bons. Acredito que, a médio e longo prazo, também será maravilhoso. Conseguimos contatos e referências importantes, encontramos pessoas conhecidas e mostramos nossos produtos e serviços. Isso será muito benéfico para todos nós”, finalizou Ferreira.