A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, lançou oficialmente o projeto Qualifica Profissional, uma iniciativa estratégica que busca fortalecer a geração de emprego e renda no município. O objetivo é claro: escutar o setor produtivo para oferecer cursos técnicos e profissionalizantes de acordo com as reais necessidades do mercado de trabalho.

“Nosso compromisso com o desenvolvimento de Sete Lagoas é contínuo. E, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lançamos o Qualifica Profissional, um projeto estratégico para conectar o setor produtivo ao poder público. O objetivo é ouvir as empresas, identificar as demandas mais urgentes de mão de obra para, posteriormente, oferecermos cursos técnicos e profissionalizantes que preparem nossos profissionais para as oportunidades do mercado de trabalho,” destacou o prefeito Douglas Melo.
O projeto começa com a escuta ativa das empresas locais por meio de um formulário eletrônico prático e objetivo, disponível no aplicativo 7L Resolve, na aba “Sala Mineiro / Qualifica Profissional”. “Empresários, sua participação é essencial para que este projeto alcance seu objetivo! Para isso, a Prefeitura disponibilizou um formulário prático e objetivo no aplicativo 7L Resolve, para que as empresas possam informar suas principais demandas,” reforça o secretário Juca Bahia, titular da pasta de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária.
Qual é a importância desse projeto e para que ele vem? O prefeito Douglas Melo responde:
“Para ouvir o setor produtivo, para saber dos profissionais que este setor necessita e, ao mesmo tempo, para chamar as pessoas que procuram uma colocação no mercado e dizer a elas: o mercado de trabalho está precisando de profissionais como vocês. A partir daí, a formação será executada. Ouvindo a demanda, vai haver mais espaço no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, mão de obra qualificada nas empresas,” completa o prefeito Douglas Melo.
“Um dos grandes gargalos do desenvolvimento é a mão de obra qualificada. Então, nós vamos ouvir as empresas para saber qual a demanda dos profissionais, qual a qualificação que eles precisam ter. E nós vamos promover vários cursos de capacitação baseados nessas informações. As empresas vão entrar no link e cadastrar suas demandas para que possamos oferecer cursos que atendam exatamente a essas necessidades,” explica o secretário Juca Bahia.
O Qualifica Profissional marca um novo momento na política de empregabilidade de Sete Lagoas: escutar para formar e formar para empregar. “O Juca Bahia é do setor produtivo, ele trabalha no dia a dia com isso, sabe que esse setor demanda muita mão de obra qualificada. Ao mesmo tempo, temos muitas pessoas que buscam formação, mas que nem sempre conseguem uma colocação. Agora estamos fazendo o oposto: ouvindo primeiro o mercado, depois chamando quem quer se qualificar. Assim atendemos todos e a cidade cresce com mais equilíbrio,” conclui o prefeito.
Formulário disponível
As empresas interessadas devem acessar o link abaixo ou o app 7L Resolve e informar:
- Principais demandas de mão de obra;
- Áreas com dificuldade de contratação;
- Perfis profissionais desejados;
- Tipo de formação ideal para cada função;
- Interesse em parcerias para qualificação e estágios.
Objetivos do Qualifica Profissional:
- Levantar as áreas críticas de contratação em Sete Lagoas;
- Desenvolver cursos técnicos e profissionalizantes sob demanda;
- Ampliar as oportunidades de emprego e qualificação da população;
- Aproximar o setor produtivo do poder público;
- Fortalecer o desenvolvimento econômico com foco na geração de renda.