O Sindicato dos Bancários realizou, na manhã desta sexta-feira (18), um protesto simbólico e impactante em frente à agência do Banco Itaú Unibanco, no Centro de Matozinhos. A mobilização foi uma resposta ao anúncio de encerramento das atividades da unidade, previsto para o dia 16 de agosto.

Com um caixão decorado com coroa de flores e cruzes com os nomes de outras agências já fechadas, o ato simbolizou o “sepultamento” do atendimento bancário presencial no município. Faixas e cartazes com frases como “Porta do inferno”, “Fecha agência, demite funcionários, piora atendimento” e “Itaú, não adianta só fazer discurso bonito, tem que respeitar as pessoas” reforçaram a indignação dos manifestantes.
Um dos representantes do protesto criticou duramente a decisão: “Essa agência dá lucro, e muito. Por que essa falta de respeito com o povo de Matozinhos?”, questionou.
O encerramento da agência foi confirmado oficialmente pelo banco e divulgado com exclusividade pelo portal Por Dentro de Tudo. Os atendimentos presenciais serão transferidos para a unidade de Pedro Leopoldo (agência 3106), decisão que tem gerado forte reação da população — especialmente entre idosos e pessoas com dificuldade de acesso aos canais digitais.
Em nota, o Itaú informou que o fechamento faz parte de um processo de reestruturação da rede física, baseado no comportamento dos clientes, que, segundo o banco, têm priorizado cada vez mais os canais digitais.