Projeto Ciliar realiza coleta de sementes nativas do cerrado

No último sábado, 19 de outubro, o Projeto Ciliar promoveu mais uma iniciativa em prol da preservação do cerrado. A ação, intitulada “Semeando o Futuro: Coleta de Sementes Nativas do Cerrado”, foi realizada na área externa da Unidade de Conservação Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, com a participação dos brigadistas Washington e Liomar, que integram o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e possuem profundo conhecimento da região.

A atividade teve como objetivo principal a coleta de sementes de espécies nativas que têm sido impactadas pelas queimadas, dificultando seu processo de germinação. Essas sementes são posteriormente armazenadas e envolvidas em argila, transformando-se nas chamadas “bombas de sementes”. Essa ação integra a iniciativa anual “Muvuca de Sementes”, na qual as bombas são dispersadas na Área de Preservação Ambiental da Serra de Santa Helena, o principal ponto turístico de Sete Lagoas.

Além disso, algumas sementes são preservadas para exibições em eventos ambientais em escolas, instituições públicas e privadas, promovendo a educação ambiental e destacando a importância da preservação do cerrado.

O Projeto disponibilizou um formulário de inscrições para os interessados em participar da ação, que reuniu 9 voluntários. O grupo percorreu, das 8h às 11h, a trilha do mirante na Unidade de Conservação, em um percurso que proporcionou contato direto com a natureza e a visualização de pequenas áreas cársticas.

Durante a atividade, foram coletadas sementes de mais de 24 espécies, entre elas Maria Pobre, Angico Branco, Pau Terra, Pente de Macaco, Jacarandá Branco, Açoita Cavalo e Pereiro.

O Projeto Ciliar reforçou ainda a importância de registrar suas atividades em campanhas nacionais, como as promovidas pelo Instituto Limpa Brasil e a campanha #AprenderParaPrevenir2024, do Instituto de Educação CEMADEN.

Para mais informações sobre o Projeto Ciliar e como participar de suas ações, siga o perfil @projetociliar no Instagram ou inscreva-se no canal do YouTube: https://www.youtube.com/@projetociliar.