Projeto amplia inclusão de crianças autistas nas escolas municipais de Sete Lagoas

Salas de Silêncio, espaços sensoriais e treinamentos estão entre as iniciativas para ampliar o acolhimento de estudantes com TEA.

Ao lado do Grupo Autismo Inclusão, que luta diariamente pelos direitos dos autistas, do vereador Rodrigo Braga, e do secretário Fernando Campos (Educação), o prefeito de Sete Lagoas, Douglas Melo, anunciou importantes avanços para a causa autista em Sete Lagoas. Foto: PMSL

Nesta quarta-feira (22), o prefeito de Sete Lagoas, Douglas Melo, ao lado do vereador Rodrigo Braga e do Grupo Autismo Inclusão, apresentou avanços importantes para a inclusão de crianças autistas nas escolas municipais. O projeto, que será implementado de forma gradativa, prevê a criação de Salas de Silêncio e a aquisição de equipamentos específicos para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A proposta inicial havia sido vetada devido a restrições financeiras. Contudo, uma nova abordagem sugerida pelo vereador Rodrigo Braga possibilitou a aprovação do projeto, que agora retorna à Câmara para votação. O prefeito reforçou que a execução será feita com responsabilidade orçamentária, sem prejudicar outras melhorias na educação municipal.

Entre as medidas anunciadas, destacam-se:

  • Treinamento de profissionais: Capacitação de educadores e servidores para atender às especificidades do TEA e promover um ambiente inclusivo.
  • Espaços sensoriais: Criação de ambientes equipados com recursos para o desenvolvimento sensorial e emocional das crianças, incluindo abafadores de som.
  • Protocolos de atendimento: Elaboração de orientações para lidar com crises, garantindo o bem-estar dos estudantes e a segurança no ambiente escolar.

A presidente do Grupo Autismo Inclusão, Thais Guimarães Pinto Cardoso, e outros representantes do grupo participaram da reunião, enfatizando a importância de ouvir as famílias para construir soluções alinhadas às necessidades dos autistas.

O secretário municipal de Educação, Fernando Campos, destacou que as iniciativas são um passo significativo para a inclusão na rede de ensino. “Com planejamento e diálogo, vamos proporcionar uma educação mais inclusiva e transformadora para nossas crianças,” concluiu.