sábado, 13 de julho de 2024

Procon realiza Semana do Consumidor e intensifica atendimentos à população

Gestão do comunicador Matheus Mendes vem revolucionando a história do órgão desde dezembro

Foto: Divulgação PMSL

O Dia Internacional do Consumidor é celebrado no dia 15 de março e o Procon Municipal preparou uma programação especial de 15 a 22 de março. A Semana do Consumidor terá ações na sede no bairro Canaã, no Posto Avançado do Procon na Câmara e também no Centro de Atendimento ao Turista (CAT-JK), na Prefeitura e no Teatro Redenção.

Uma novidade desta edição é o Mutirão de Negociação de Dívidas “Desenrola Sete Lagoas”, com a participação de várias instituições bancárias da cidade. “Dezenas de atendimentos e audiências de conciliação serão realizadas no Desenrola Sete Lagoas. Os bancos têm todo interesse de fazer um acordo com os consumidores de crédito em condições facilitadas, com descontos que chegam a 90% para que os devedores possam fazer a recuperação de crédito e voltar a comprar com mais tranquilidade”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Edmundo Diniz.

A Semana do Consumidor é uma oportunidade de oferecer esclarecimentos e orientar o cidadão em ambientes diferentes e fora da rotina diária. “Para nós é um marco na história do Procon, pois é a primeira vez que o órgão está fazendo um programa de negociação na cidade”, reitera o gerente da unidade, Matheus Mendes. O Procon Municipal está localizado na rua Aracaju, 42, bairro Canaã, e atua na proteção e defesa dos direitos dos consumidores, na esfera individual e coletiva. A população pode entrar em contato pelos telefones: 151 / (31) 3772-5140/ (31) 3772-4276.

Programação Semana do Consumidor 2024

Dia 15
Horário: 10h

Local: Teatro Redenção

Abertura da Semana do Consumidor: Cerimônia e palestra com os temas: Melhorias executadas, Programas em processo de adesão junto ao MPMG, Apresentação da Programação da Semana do Consumidor e Atuação do Procon – Convidado

Dias 18 a 22
Horário: 10h às 16h

Local: Posto Avançado do Procon na Câmara

Mutirão de Negociação de Dívidas – Desenrola Sete Lagoas

Dia 18

Horário: 8h30 às 16h

Locais: Sede do Procon Municipal, Posto Avançado do Procon na Câmara e CAT-JK
Orientação aos consumidores

Dia 19

Horário: 8h30 às 16h

Locais: Sede do Procon Municipal, Prefeitura de Sete Lagoas e CAT-JK
Orientação aos consumidores

Local: Escola Municipal Edson Abreu
Fiscalização vai às escolas municipais: Procon Mirim: Formando Consumidores Conscientes.

Dia 20
Horário: 8h30 às 16h

Locais: Sede do Procon Municipal, Posto Avançado do Procon na Câmara e CAT-JK
Orientação aos consumidores

Local: Escola Municipal Professor Raymundo Granito

Fiscalização vai às escolas municipais: Procon Mirim: Formando Consumidores Conscientes.

Dia 21
Horário: 8h30 às 16h

Locais: Sede do Procon Municipal, Prefeitura de Sete Lagoas, Posto Avançado do Procon na Câmara e CAT-JK
Orientação aos consumidores

Local: Escola Municipal Dr. Márcio Paulino
Fiscalização vai às escolas municipais: Procon Mirim: Formando Consumidores Conscientes.

Dia 22
Horário: 8h30 às 16h

Locais: Sede do Procon Municipal, Posto Avançado do Procon na Câmara e CAT-JK
Orientação aos consumidores

Matheus Mendes e a renovação do Procon

O comunicador Matheus Mendes assumiu a gerência do Procon Municipal em 15 de dezembro do último ano e desde então vem revolucionando a história do órgão. Matheus conta que foi designado para coordenar a fiscalização em maio e devido aos seus bons serviços prestados e à saída da antiga gerência, no dia 14 de dezembro o prefeito Duílio de Castro o chamou para saber se tinha interesse e se estava preparado para assumir todo o órgão e no dia seguinte foi nomeado como gerente. Ele vinha de um histórico em empresas privadas e órgãos públicos como Saae, Codesel e Câmara Municipal.

“Ao iniciar na fiscalização, o meu objetivo foi tirar esse peso que as pessoas têm, às vezes, como, por exemplo, o comerciante que fica com medo da fiscalização, e mostrar que o Procon é aberto, realmente, não só para os consumidores, mas pra quem vende o seu produto da nossa sociedade, pra quem quer empreender também, para que estejam de acordo com a legislação”, afirma Matheus.

O Jornal Sete Dias publicou no ano passado sobre a ineficiência do órgão e em relação a isso o novo gestor comenta que “cada um tem a sua forma de administrar. Mas quando eu entrei, a primeira coisa que eu vi foi, eu não posso deixar documento parado e tudo que estava parado está sendo colocado em andamento. Então, assim, eu vejo que a administração passada, ela foi importante, mas às vezes, em alguns pontos, ela não enxergou o verdadeiro tamanho do órgão, a proporção que o órgão pode atingir no consultor”.

Outras iniciativas da gestão nestes primeiros meses foram a ampliação dos canais de atendimento, uma reforma administrativa para readequação dos cargos e aumento dos funcionários no setor de atendimento para otimizar o trabalho. Além disso, todos os processos e atendimentos foram digitalizados e catalogados para facilitar a consulta aos resultados e para não deixar o cidadão sem uma solução. Hoje o consumidor pode entrar em contato com o órgão presencialmente na sede ou na Câmara, pelo Instagram, pelo Whatsapp, por telefone e pelo 151 que foi reativado em fevereiro.

A advogada Carolina Rebelo, que atua como assessora de coordenação e jurídica do Procon, relata que os funcionários também tiveram ganhos com a nova gestão: “Para gente prestar um bom serviço nós precisamos receber um mínimo de insumos para os servidores e estagiários. E uma situação que Matheus viveu junto com a gente enquanto esteve na fiscalização, foi que não tinha nem água aqui a gente tinha que trazer água de casa. Quando ele assumiu a gestão, uma das primeiras coisas que ele fez foi resolver a questão da água e agora também tem um cafezinho. Existia realmente uma falta de condições de trabalho anteriormente. Vejo que hoje os funcionários estão trabalhando mais felizes e com mais satisfação em atender o público”.

“O meu papel foi aproximar todo mundo do órgão para que ele seja visto, para que ele seja lembrado”, finaliza Matheus.