Presidente da Câmara faz balanço de 2023-2024 e projeta futuro com novas conquistas e oportunidades

Em entrevista, o presidente da Câmara de Sete Lagoas, Caio Valace, faz um balanço positivo de sua gestão, destacando a aproximação da Casa com a população e a implementação de políticas públicas inovadoras. Ele também comenta sobre suas expectativas para o próximo biênio e o impacto de sua articulação política em Brasília, que resultou em importantes recursos para a cidade.

Vereador Caio Valace presidiu a Câmara entre 2023 e 2024. Foto: Assessoria

SETE DIAS – Qual a avaliação que você faz da sua atuação enquanto presidente do Legislativo nos últimos dois anos?
Caio Valace – Nossa avaliação é muito positiva. Não só a minha avaliação pessoal, como da grande maioria dos parlamentares que compõem o legislativo. Conseguimos avançar bastante, sobretudo porque nós criamos estratégias que possibilitaram uma conexão maior com a população. O Poder Legislativo é sempre alvo de muitas críticas, mas a gente conseguiu através da criação do CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão, por exemplo, fazer uma interlocução com as universidades, com as escolas e com a sociedade como um todo. Essa atuação nos permitiu produzir uma série de eventos da mais alta importância na Câmara. Fizemos uma quebra de paradigmas. Antes, a Câmara era isolada, era o povo lá fora e o vereador aqui dentro. Hoje, nós podemos afirmar, com muita segurança, que essa estratégia funcionou. Agora, a população frequenta a Câmara Municipal e tem aquele sentimento de pertencimento, aquele sentimento que a população faz parte. E entende que o processo legislativo é exatamente a porta de entrada das demandas do povo, das suas reivindicações e dos seus desejos.

SD – Quais projetos você gostaria de ter feito nesse período e não fez?
Caio Valace – Vejo que nós conseguimos implementar uma série de novas políticas públicas dentro da Câmara Municipal. Nós temos um direcionamento estratégico até 2033, algo que nós criamos para guiar as nossas ações. Então, não vou dizer que ficou alguma coisa para trás. Tudo o que foi planejado, foi executado dentro do tempo que foi possível. E o que não foi executado, está planejado, ou seja, já está sendo movimentado no sentido de se tornar em realidade.

SD – Você é candidato a Presidente para o próximo biênio? Se sim, como estão as articulações para as eleições da Mesa no dia 1º de janeiro?
Caio Valace – É evidente que nosso nome aparece como uma grande probabilidade para assumirmos novamente a presidência da Câmara. Isso é resultado do trabalho que realizamos enquanto gestores e da forma como conseguimos implementar projetos que deram certo. Foram diversas conquistas. No âmbito do processo legislativo, tivemos iniciativas importantes, como o Procon Câmara, que trouxe serviços essenciais para dentro da Casa, como as renegociações financeiras com o Programa Desenrola e outras atividades de grande impacto social. Também foi marcante a conquista da Delegacia da Mulher, em parceria com a Polícia Civil, que nos prometeu fazer a inauguração em março próximo. Viabilizamos também um espaço para que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais possa realizar a mediação de conflitos, um grande avanço para a população. Hoje, a Câmara Municipal está posicionada como referência em atendimento às demandas da sociedade. Estamos em um processo de evolução constante, com uma gestão cada vez mais estruturada e inovadora. O que mais se destacou, no entanto, foi a realização do concurso público. Em breve, estaremos contratando mais de 50 novos servidores com perfis técnicos em áreas como arquitetura, urbanismo, finanças públicas, contabilidade e orçamento. Isso representa um salto qualitativo na administração pública, trazendo mais profissionalismo e eficiência para a Câmara. Estamos trilhando o caminho correto, um caminho que tem dado resultados e que acreditamos ser o ideal para continuar servindo à população. Caso sejamos reeleitos para a presidência, nosso compromisso será manter essa mesma pegada de trabalho, sempre em busca de novas conquistas e de uma gestão cada vez mais moderna e eficiente.

SD – Você foi um dos grandes responsáveis pela articulação de Douglas Melo e de Duílio de Castro para que esse grupo político ganhasse as eleições. Como está e como será sua relação com o novo governo?
Caio Valace – Um novo desafio surge com um governo de continuidade e acredito que esse processo seja natural. Estamos plenamente conscientes do que está por vir, pois grande parte do que enfrentaremos foi planejado durante a gestão atual. Compreendemos bem as prioridades da cidade e os caminhos que devemos seguir para atender às necessidades da população. Nossa expectativa é que os projetos já elaborados e estruturados ganhem continuidade, garantindo avanços importantes para o município. Além disso, é essencial que iniciativas que ficaram pendentes na gestão atual sejam colocadas como prioridade, atendendo às demandas da nossa gente e promovendo o desenvolvimento de Sete Lagoas.

SD – Você tem atuado muito fortemente no relacionamento com lideranças em Brasília, inclusive conseguindo recursos para a cidade. Você tem pretensão de se candidatar a algum outro cargo eletivo em 2026?
Caio Valace – Durante o meu mandato, consegui captar cerca de 5 milhões de reais para o município por meio de emendas parlamentares. Esse valor é extremamente significativo, considerando que o município enfrenta limitações em sua capacidade de investimento, tendo um papel fundamental como prestador de serviços. Nosso esforço foi direcionado exatamente para buscar essa complementação, permitindo a implementação de projetos que, muitas vezes, o Executivo não conseguiria realizar por falta de recursos. Essa é a nossa contribuição concreta. Não podemos nos limitar a uma oposição estéril, que apenas critica sem apresentar soluções. Nosso compromisso é buscar parcerias que ajudem a cidade a se desenvolver, tornando-a mais justa socialmente e garantindo a inclusão dos cidadãos.

SD – Qual mensagem você deixa para os sete-lagoanos neste fim de ano, nesse período de festas?
Caio Valace – Com esperança e fé, desejo que a Câmara Municipal continue nessa trajetória de crescimento e desenvolvimento, desempenhando um papel fundamental no processo político e administrativo da nossa cidade. Essa é a mensagem que deixo: que a população participe cada vez mais das decisões que impactam a todos, tornando-se parte ativa desse processo. Reafirmo nosso compromisso com muito trabalho e dedicação. Que possamos, inspirados pelos ensinamentos de Jesus, compreender a importância de sua passagem pela Terra e aplicar esses valores não apenas na política, mas também em nossas atividades diárias, como seres humanos e cidadãos.

AVALIAÇÃO DE VEREADORES
Eu quero aqui parabenizar a Mesa Diretora, presidida por Vossa Excelência e como mostrou o vídeo os avanços foram significativos no sentido de abrir a Câmara para a população. (…) Então, eu quero aqui deixar registrado em ata meus parabéns ao trabalho de Vossa Excelência, de toda a Mesa Diretora.
Gilson Liboreiro

Parabéns por essa brilhante Presidência, nós tivemos embates, mas parabéns à Mesa por esse trabalho.
Janderson Avelar