Prefeitura de Sete Lagoas detecta e apura suposta tentativa de fraude em folha de pagamento

Sede da Prefeitura de Sete Lagoas. Foto: Arquivo/Ascom

A Prefeitura de Sete Lagoas identificou, durante o fechamento da última folha de pagamento, uma suposta tentativa de fraude salarial envolvendo uma servidora da Secretaria Municipal de Saúde e outros supostos envolvidos. A operação irregular foi descoberta por meio de rotina interna de fiscalização e, desde então, medidas rigorosas vêm sendo adotadas, incluindo suspensão da operação e abertura de processos administrativos. A atual administração reafirma seu compromisso com a transparência, a verdade e o uso responsável dos recursos públicos.

Confira, na íntegra, nota enviada pela assessoria da Prefeitura de Sete Lagoas:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Sete Lagoas demonstra mais uma vez zelo e responsabilidade com os recursos públicos e vem a público esclarecer que, no fechamento da última folha de pagamento, foi detectado que uma servidora — que terá seu nome mantido em sigilo, assim como outros possíveis envolvidos, para não comprometer as investigações e o processo já em andamento — supostamente aumentou o próprio salário de forma indevida. A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio desta nota, presta os seguintes esclarecimentos:

A Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação, por meio do Superintendente Geral de Gestão Integrada de Pessoas, ao realizar rotina administrativa relacionada à folha dos servidores, constatou anormalidades nos vencimentos básicos de determinados servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde.

Diante disso, a Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação — em conjunto com o servidor responsável pela folha de pagamento — imediatamente tomou as providências necessárias para apurar o ocorrido.

O Secretário Municipal de Saúde, Jean Barrado, com apoio da Procuradoria Jurídica, prestou todas as informações solicitadas, efetuou as correções necessárias e iniciou a apuração dos fatos junto aos servidores envolvidos.

Após a constatação de erros no procedimento de alteração dos vencimentos, foi determinada a suspensão imediata da operação fraudulenta, com posterior encaminhamento dos envolvidos à Controladoria e Corregedoria Geral do Município, para a instauração dos devidos processos administrativos disciplinares, com o objetivo de apurar os fatos e, se for o caso, aplicar as penalidades cabíveis.

A Prefeitura de Sete Lagoas ressalta que adota diversos mecanismos de controle para mitigar falhas nos lançamentos da folha de pagamento e que todas as anomalias identificadas são rigorosamente apuradas, garantindo que os responsáveis respondam por seus atos.

A atual administração não aceita nenhum tipo de irregularidade ou fraude. Este é um governo comprometido com a verdade, com a transparência e voltado para a nossa gente.

Sete Lagoas, 04 de junho de 2025.


PREFEITURA DE SETE LAGOAS