Durante a Fenex – Feira de Negócios e Conexões de Sete Lagoas e região, a Prefeitura de Sete Lagoas oficializou a adesão ao Cidades do Futuro, iniciativa do Governo de Minas que busca transformar a gestão pública municipal por meio da inovação tecnológica. Com a assinatura, o município passa a integrar um grupo de mais de 100 cidades comprometidas em aplicar inteligência, tecnologia e inovação para melhorar a prestação de serviços ao cidadão e atrair novos investimentos.

O anúncio ocorreu após o Painel Econômico Fenex, que reuniu o prefeito Douglas Melo, o diretor de Relações Institucionais do Iveco Group, Eduardo Freitas, o sócio da Veneto Family Office, Igor Magalhães Vêneto, e o subsecretário de Ciências, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas, Lucas Mendes. No encontro, foram apresentados números e expectativas econômicas para o segundo semestre e para 2026.
Em sua fala, Douglas Melo destacou ações já em andamento em Sete Lagoas que integram desenvolvimento econômico, tecnologia e inovação, como o programa Avança Sete Lagoas e seus produtos, além do recém-inaugurado Guardião 7L, moderno sistema de segurança com monitoramento por câmeras, leitura facial e de placas veiculares.
“A Prefeitura mantém uma série de programas estratégicos, dentre eles: CEISEL, para fomentar o empreendedorismo e a inovação; Agiliza 360, que moderniza o licenciamento ambiental; Servidor Valorizado + Prata da Casa, que oferece benefícios a servidores e incentiva a economia local; Qualifica Profissional, que alinha capacitação às demandas do mercado; Revitalização do Parque da Cascata, que será reaberto com melhorias e concessão à iniciativa privada; e o Aplicativo 7L Resolve, que facilita o acesso da população aos serviços públicos e oportunidades de emprego”, destacou o prefeito.
O subsecretário Lucas Mendes ressaltou a importância da adesão: “O Cidades do Futuro tem como objetivo impulsionar a inovação tecnológica, ampliar a diversidade do setor produtivo e desenvolver o potencial das regiões. Em parceria com as administrações municipais, buscamos tornar as prefeituras mais eficientes e desburocratizadas, além de fomentar um setor produtivo mais inovador e tecnológico.”
O programa atua em cinco pilares estratégicos:
- Apoio à inovação e digitalização das prefeituras, para tornar os serviços públicos mais eficientes e acessíveis.
- Facilitação na contratação de soluções tecnológicas, com pacote normativo que acelera a implementação.
- Desenvolvimento de cidades inteligentes, por meio de diagnósticos completos de maturidade tecnológica.
- Fortalecimento do ecossistema local de inovação, conectando empresas, instituições e órgãos públicos.
- Capacitação de servidores municipais, com treinamentos gratuitos para implementação de melhorias.
Com a adesão ao Cidades do Futuro, Sete Lagoas dá mais um passo na direção de uma gestão moderna, tecnológica e inovadora, reforçando seu protagonismo no cenário econômico e de inovação em Minas Gerais.