O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) notificou 887 pensionistas que fizeram aniversário em junho e até o momento não realizaram a prova de vida. Esses beneficiários têm até o final deste mês para regularizarem a situação em uma unidade de atendimento do Instituto.
Pensionistas impossibilitados de irem até os locais de prestação do serviço devem seguir as orientações descritas neste site, de acordo com a própria situação.
A prova de vida anual deve ser feita no mês de aniversário do pensionista, em qualquer agência do banco Itaú, ainda que o beneficiário recebe em outra instituição bancária. Vale ressaltar que o não cumprimento dessa exigência pode acarretar bloqueio do pagamento até a regularização.
A lista de pensionistas notificados foi publicada no Diário Oficial, edição do dia 11/07/2024, páginas 36 a 38, no site jornalminasgerais.mg.gov.br.
A Prova de Vida é a comprovação de que ainda está vivo e pode continuar recebendo seu benefício previdenciário. Este é um procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos e por isso deve ocorrer periodicamente.
Quais as formas de fazer?
Prova de Vida presencial:
- realizada no balcão de atendimento do órgão pagador;
- realizada nos terminais de autoatendimento do banco pagador (caixa eletrônico).
Prova de Vida digital:
- realizada no aplicativo gov.br, através do reconhecimento facial.