Experiência marca conclusão da legislatura 2024/2025 e promove vivência democrática com programação nos Três Poderes da República

Os 17 jovens vereadores do Parlamento Jovem de Sete Lagoas, legislatura 2024/2025 embarcaram na noite da última quarta-feira (02) rumo a Brasília para uma visita institucional ao centro do poder político brasileiro. A viagem marca o encerramento oficial do ciclo legislativo do grupo, que, ao longo de um ano, participou de diversas atividades formativas e sessões simuladas na Câmara Municipal de Sete Lagoas. O vereador Téo da Equoterapia (Podemos) acompanhou a comitiva representando a Mesa Diretora da Câmara.
Com uma programação extensa e educativa, a visita ao Planalto Central teve como objetivo central reforçar a consciência política e cidadã dos participantes. Entre os pontos altos do cronograma, as visitas ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE – Museu do Voto), além de encontros com parlamentares e demais autoridades. O roteiro também contemplou locais simbólicos da capital federal, como a Praça dos Três Poderes, o Supremo Tribunal Federal, o Memorial JK, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Itamaraty, a Esplanada dos Ministérios, o Espaço Lúcio Costa e o Palácio da Justiça.
Logo na chegada da comitiva a Brasília, a diretora da Câmara Municipal e presidente do programa Parlamento Jovem, Márcia Lima, destacou o entusiasmo do grupo com a experiência. “As expectativas são grandes. Assim que chegamos ao Congresso Nacional, iniciamos uma programação intensa, repleta de informações e novidades. Foram dois dias de muito aprendizado, trocas enriquecedoras e construção coletiva”, afirmou Márcia.

Programação oficial
O Parlamento Jovem de Sete Lagoas é uma iniciativa da Câmara Municipal em parceria com instituições de ensino e tem como missão incentivar a participação política e o protagonismo juvenil. A legislatura 2024/2025 se destacou pelo engajamento dos estudantes em temas relevantes para a juventude e pela elaboração de propostas que refletem as demandas da sociedade.
Primeiras impressões
Logo no primeiro compromisso da comitiva em Brasília, os legisladores do Parlamento Jovem de Sete Lagoas participaram de um encontro no Congresso Nacional com a deputada federal por São Paulo, Adriana Ventura. Durante a conversa, compartilharam suas experiências no programa e as expectativas em relação à visita institucional. “A expectativa foi muito alta desde que soubemos que viríamos a Brasília conhecer o Congresso Nacional. Estou achando essa viagem incrível”, afirma Davi Teixeira, membro do PJ.
A vereadora jovem Lavínia Rocha também destacou o impacto positivo da experiência. “Criei muita expectativa, mas estou ainda mais surpresa, porque tudo está superando o que imaginei. Está sendo maravilhoso conhecer as obras, aprender mais sobre política, visitar os lugares e estar com pessoas tão incríveis. Estou muito feliz.”
Para Gustavo Abreu e Victor Godinho o Parlamento Jovem foi uma experiência importante para o crescimento pessoal e político que tiveram ao longo do mandato. “Acredito que construí uma bagagem de sucesso. Conseguimos mudar a imagem do jovem na sociedade, não apenas em Sete Lagoas, mas em nível nacional. Mostramos que o jovem tem potencial e capacidade de transformação, seja em pequenas ou grandes ações políticas. Sinto que contribui para dar voz a quem precisa e acredito que deixaremos um belo legado”, afirmou Gustavo.
Victor complementou: “Foi uma mudança marcante promovida por essa edição do Parlamento Jovem. Todos saímos mais preparados, atentos, críticos e engajados com a política e com a sociedade. Esse último ano foi sensacional, uma verdadeira jornada de aprendizado e vivência”.
Acompanhando de perto todas as atividades, o membro da coordenação do PJ, Ricardo Xavier, destacou alguns dos compromissos da agenda em Brasília. “É gratificante ver esses jovens vereadores vivenciando essa experiência prática. Além da visita à Câmara dos Deputados, os vereadores conheceram o Palácio do Planalto, onde o presidente despacha, e as salas que testemunharam momentos históricos do nosso país. Locais que contam a história do nosso país”, reforçou. O presidente da Câmara, Ivan Luiz, não pôde participar da comitiva de viagem a Brasília, mas reforça que não mediu esforços para que os vereadores jovens pudessem ter esta experiência: “São momentos que ficarão na lembrança destes jovens. Alguns vão querer seguir o caminho político, outros vão ter outras atividades, mas todos eles, com toda certeza, estarão mais preparados para entender a história política do país”, afirma o presidente da Câmara.