quarta-feira, 24 de abril de 2024

Parabéns Jequitibá pelo seus 75 anos completados neste 1/1

Município é reconhecido como capital mineira do folclore desde 1999

Lagoa Pedro Saturnino em Jequitibá – Foto: Luiza de Carvalho

Neste primeiro de janeiro o município de Jequitibá completa 75 anos de emancipação. De acordo com a prefeitura, “o município de Jequitibá surgiu na rota dos bandeirantes por volta de 1670, sendo este um dos 10 primeiros municípios mineiros fundados nesta época por Borba Gato. Jequitibá pertencia ao município de Sabará, porém em 1869 foi incorporada ao município de Sete Lagoas. Em 1948 teve sua emancipação e a instalação aconteceu no dia 1º de janeiro de 1949”. 

Atualmente, a cidade é composta de 21 povoados e um distrito chamado Dr. Campolina (ex- Lagoa Trindade), uma comunidade negra que se destaca por ter sido um quilombo. Em 1999, Jequitibá foi reconhecida como Capital Mineira do Folclore, tendo como Governador Franciscus Henricus Van Der Poel (Frei Chico) e como Vice-Governador Saulo Laranjeira. A cidade tem uma grande diversidade cultural e de acordo com o Portal Minas Gerais, isso se deve à forma com que tais manifestações surgiram neste município: “Nos tempos antigos das tropas, por ali passavam todos os que vinham do sertão do norte de Minas Gerais, margeando o Rio das Velhas. Gente da Bahia, do Nordeste que deixou pelo caminho, cultura e tradição”.

Confira o vídeo que a cidade produziu para celebrar os 75 anos com roteiro de Gabriela Mesquita, edição de Guilherme Magalhães e locução de Ruama Oliveira:

Por Ana Amélia Maciel

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3