Reportagem da jornalista Clarisse Souza, do portal O Tempo, apresenta o resultado da última pesquisa do Instituto DATATEMPO sobre o cenário político em Conceição do Mato Dentro. O candidato Otacilinho, do PSB, é o favorito, liderando com 66,9% dos votos válidos. Breno Costa (PRD) e Ziriguidum (PT) estão tecnicamente empatados em segundo lugar. Confira a matéria completa:
O empresário Otacílio Neto, o Otacilinho (PSB), lidera com folga a corrida eleitoral pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas Gerais. É o que aponta a pesquisa DATATEMPO, que mede o cenário para o pleito na cidade. O candidato tem 49,8% das intenções de voto, 36,6 pontos percentuais a mais que o ex-prefeito Breno Costa (PRD), que aparece numericamente na segunda colocação, com 13,2%. Quando considerados apenas os votos válidos (tirando os votos brancos e nulos), Otacilinho alcança 66,9% dos voto, enquanto Costa chega a 17,7%. A margem de erro é de 4,33 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento testou três candidatos em uma lista estimulada (quando os nomes são apresentados aos entrevistados). Nesse cenário, o vereador Claudinho Ziriguidum (PT) surge, numericamente, na terceira colocação, ao ser citado por 11,4% dos entrevistados. Os votos válidos dele somam 15,3%. No entanto, quando considerada a margem de erro, o parlamentar empata tecnicamente com Breno Costa na disputa pela vice-liderança.
Otacilinho também lidera a disputa pela prefeitura no cenário espontâneo (quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados). Nesse contexto, o postulante do PSB contabiliza 39,8% das intenções de voto. Claudinho Ziriguidum é, numericamente, o segundo colocado, com 7,6%. O ex-prefeito Breno Costa aparece em terceiro, com 7,4%.
O recorte espontâneo também revela que 1% do eleitorado sinaliza intenção de votar no atual chefe do Executivo municipal, José Fernando (MDB). Porém, o prefeito de Conceição do Mato Dentro não pode concorrer novamente, por já estar em seu segundo mandato.
A pesquisa ainda mediu o nível de rejeição aos candidatos. Nesse recorte, Ziriguidum aparece em primeiro ao ser apontado por 41,2% do eleitorado como o postulante em quem não votariam de jeito nenhum. O segundo mais rejeitado é Breno Costa, citado por 19,6%. O menos mencionado pelos eleitores é Otacilinho, que registrou 5,8% de rejeição.
A doutora em ciência política Mariela Rocha, analista de pesquisas da DATATEMPO, avalia que a ampla vantagem de Otacilinho na corrida eleitoral pode ter relação direta com o desejo de mudança que a população manifesta diante da atual gestão. Segundo o levantamento, 73,4% dos eleitores querem que o próximo prefeito mude a forma de governar a cidade. “Considerando esse resultado, é coerente que o candidato Otacilinho, que é da oposição, lidere a disputa eleitoral com folga, tanto nas pesquisas espontâneas quanto nas estimuladas”, avalia a especialista.
A DATATEMPO também aponta que mais de um terço dos eleitores de Conceição do Mato Dentro ainda não sabe ou não disse em quem pretendem votar para prefeito da cidade. Segundo o levantamento, 37,6% dos entrevistados ainda estão indecisos quanto à escolha de um candidato.
Para 48,8% dos entrevistados, próximo prefeito terá que ampliar investimento na saúde
Sete em cada dez eleitores (73,4%) de Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas Gerais, desejam que o próximo prefeito mude a forma de governar a cidade, revela a pesquisa DATATEMPO. Para 48,8% dos entrevistados, a ampliação de investimentos nos serviços de saúde deve ser prioridade do futuro gestor municipal.
A saúde também desponta como principal motivo de insatisfação dos eleitores, ao ser citada por 46% dos entrevistados como o maior problema do município.
Sob comando do atual prefeito, José Fernando (MDB), a administração da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro agrada somente a 18,6% segundo a pesquisa. Por outro lado, 2% se mostram indiferentes em relação ao trabalho desenvolvido pelo chefe do Executivo municipal.
A DATATEMPO revela que a alta rejeição ao governo municipal também passa por queixas em relação à ineficiência do transporte coletivo (5,6%), saneamento básico (3,8%), pavimentação de ruas (3,6%) e falta de água (3,4%). Outros 2,4% criticam a falta de investimentos em educação.
Metodologia
A pesquisa DATATEMPO foi contratada pela Sempre Editora. Os dados foram coletados de 15 a 19 de agosto de 2024. Foram realizadas 500 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 4,33 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. Pesquisa registrada: TRE MG-09903/2024.