A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sete Lagoas, em sua página no Instagram, emitiu um alerta sobre golpes financeiros que estão utilizando o nome e os dados de advogados para enganar clientes. Os golpistas entram em contato com as vítimas solicitando transferências de valores indevidos, alegando falsos motivos profissionais.

Para evitar esse tipo de fraude, a OAB recomenda medidas preventivas importantes. Confira na íntegra:
Medidas de proteção indicadas pela OAB Sete Lagoas, de advogados para clientes:
- Formalização do Contrato de Honorários: Inclua no contrato de prestação de serviços os números de telefone oficiais do (a) advogado (a) para contato ou de preferência pessoalmente.
- Orientação aos Clientes: Reforce que nenhum pagamento deve ser realizado antes de uma confirmação direta com o advogado (a) e de preferência pessoalmente em razão da clonagem de telefones. Reforce também que, em caso de suspeita de golpe ou fraude, devem procurar o advogado responsável imediatamente e, se necessário, registrar boletim de ocorrência.
- Cuidado com links e e-mails suspeitos: Oriente-os a não clicar em links ou anexos de origem desconhecida e a verificar sempre o remetente.
- Confirmação de dados pessoais: Alerta para nunca compartilhar informações pessoais ou bancárias por telefone, e-mail ou mensagens, sem confirmar a legitimidade da solicitação.
- Verificação de contatos oficiais: Se receberem cobranças, intimações ou comunicados, reforcem que devem confirmar os dados diretamente com o advogado responsável ou o órgão oficial.
Denúncia e prevenção
Caso haja suspeita de golpe, a orientação é procurar imediatamente o advogado responsável e, se necessário, registrar boletim de ocorrência junto à Polícia Militar (190).