
Já há algum tempo, tanto aqui no Brasil quanto no exterior, os restaurantes e Chefs têm oferecido uma nova e, talvez mais interessante opção de serviço, os Menus Degustação.
Mas, afinal, o que seria um Menu Degustação?
Por definição, é um cardápio que oferece uma variedade de pratos em porções menores, permitindo que o cliente experimente diferentes sabores.
O menu degustação pode incluir, assim como em um cardápio usual de um restaurante a la carte, entradas, pratos principais e sobremesas.
O objetivo é que o cliente possa experimentar os melhores pratos do restaurante, em uma sequência harmoniosa de sabores, sendo uma boa opção para quem quer conhecer vários itens do cardápio.
A origem dos menus degustação remonta ao Japão do século XVI, com o kaiseki, uma refeição multicursos servida durante a cerimônia do chá.
Nos anos 1960, os chefs franceses criaram a sua própria versão, o menu dégustation.



Esse menu especial é comumente encontrado em restaurantes mais conceituados e, por isso, eles também são conhecidos como cardápio de restaurante chique.
Em verdade, o Menu Degustação deveria trazer, em pequenas porções, o que o restaurante tem de melhor. Por este motivo, poderíamos dizer que é como um “desfile de moda” ou um show à parte, mostrando o que de melhor tem a coleção do ano!
Se a sequência de pratos é bem feita, com um “fio condutor” ligando cada um dos pratos, a experiência do cliente tende a ser deliciosa!
Em Sete Lagoas, temos um restaurante que traz uma Viagem pelos Sabores do Chef, o Ateliê da Cozinha. Uma espécie de Menu Degustação que apresenta criações exclusivas, de acordo com as características de cada cliente.
Sem dúvida, uma experiência diferente e ousada!