
No último domingo, 14 de setembro, o ex secretário de Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, pediu exoneração do cargo que até então ocupava no Governo de Minas.
Depois de mais de 5 anos no comando da Secult, Leônidas resolveu se afastar da secretaria, alegando motivos pessoais.
Ele esclareceu em suas redes sociais, horas após entregar sua carta de demissão que “… já estava matutando em meu coração há algum tempo. Estou de férias e veio a decisão mais clara. Mudar é preciso. Sou inquieto”.
Leônidas será substituído por Bárbara Botega, Secretária adjunta de Comunicação.

A empresária e advogada Bárbara Botega integra o governo de Romeu Zema desde 2021 tendo sido superintendente de atração de investimentos e estímulo à exportação na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), quando atuou já com a promoção do estado entre parceiros nacionais e internacionais.
Bárbara informou em nota que vai “dar continuidade a um trabalho que já transformou profundamente a forma como a cultura e o turismo são compreendidos e valorizados em nosso estado”.
“Nosso estado é terra de tradições, mas também de inovação. É palco da mineiridade que emociona, acolhe e transforma. Cada cidade, cada comunidade, cada manifestação cultural e cada destino turístico são expressões da potência que temos — e é essa potência que seguiremos cuidando e expandindo, sempre de mãos dadas com artistas, produtores, empreendedores, gestores, comunidades e todos que acreditam na força transformadora da cultura e do turismo. Assumo com a firme convicção de que nada supera o trabalho sério e ético”, afirmou.