O Metrô de Belo Horizonte atenderá os usuários gratuitamente no dia 6 de outubro, durante as eleições. A medida é resultado da Emenda Constitucional nº 115, de 12 de julho de 2024, que garante gratuidade no transporte coletivo intermunicipal urbano ou metropolitano em dias de votação. “Caso necessário, a gratuidade também será válida no dia 27 de outubro, para o segundo turno”, informou o Metrô BH.
Não será necessário apresentar título de eleitor ou comprovante de votação para acessar a gratuidade.
De acordo com a empresa, os horários de funcionamento serão os seguintes: das 5h15 às 7h, o intervalo entre as viagens será de 15 minutos; das 7h às 18h, os trens circularão a cada 10 minutos; e das 18h às 23h, a frequência será de 15 minutos.
Os clientes que utilizam o aplicativo Bipay, cartões de crédito, débito ou dinheiro terão suas passagens validadas por funcionários nas estações. Usuários de cartões de integração poderão apresentá-los aos validadores, também gratuitamente.
Vale ressaltar que clientes que já têm direito a outras gratuidades, como idosos acima de 65 anos, precisarão apresentar os documentos exigidos.