Com o intuito de fomentar a geração de empregos formais na cidade, a Câmara Municipal de Sete Lagoas – através do Centro de Atendimento ao Cidadão – recebeu o Mutirão de Empregos, uma iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com a Associação CriaRH.
Mais de 1.500 pessoas compareceram ao evento no Legislativo em busca de oportunidades de trabalho. Participaram do mutirão as empresas Âncora Consultoria, ASK do Brasil, AVG Siderurgia, Bombril, Cedro Têxtil, Hospital Nossa Senhora das Graças, Itambé, Maxion Montich, Multitécnica, OMR Componentes Automotivos, Pepsico, ProAtiva Call Center e Trevo Alimentos. No total são 320 vagas a serem preenchidas.
Os interessados participaram do processo apresentando currículos atualizados e passando por entrevistas com representantes das empresas. Seus dados foram cadastrados para futuros contatos pelos empregadores. Muitos vereadores também passaram pelo mutirão.
Para o presidente da Câmara, vereador Caio Valace, é o CAC cumprindo seu papel. “Trata-se de uma experiência nova que estamos vivendo. A criação do CAC possibilitou estreitar nossos laços com vários organismos – tanto da iniciativa privada como da pública – para fazer importantes parcerias voltadas para o exercício da cidadania e a prestação de serviços diretos à população”, avaliou Valace.
Resultados
O Mutirão é também um desdobramento do requerimento 323/2024, do vereador Janderson Avelar. “Os resultados do primeiro mutirão foram excelentes. Passaram pela Câmara mais de mil pessoas. As empresas receberam os currículos e agora caminham para a próxima etapa, que é efetivar as contratações. Infelizmente, são muitos os desempregados. Mas estamos aqui, trabalhando em prol da população. Quero agradecer a todos que participaram e estiveram envolvidos. O trabalho dignifica o homem, é com ele que colocamos comida à mesa”, frisou Janderson.
O vereador Ivson Gomes também comemorou o sucesso da iniciativa. “É a Câmara Municipal abrindo as portas para acolher a população e trazer empresas parceiras que hoje têm necessidade de mão de obra especializada. É louvável todo esse movimento, voltado para quem quer trabalhar”, ressaltou Ivson. O vereador Roney do Aproximar acredita que o Mutirão de Empregos é bom para a cidade, o comércio e para quem procurar um lugar no mercado. “É importante atender essa demanda por trabalho. Todos saem ganhando”, completou o vereador.
Moradores de Sete Lagoas, Wagner Ferreira e Rosimeire Santos foram os primeiros a chegar na imensa fila que se formou durante a madrugada de quinta-feira na Câmara Municipal. “Cheguei às 4h30. Serviço está tão difícil de arrumar hoje em dia! Pretendo ser um dos selecionados neste Mutirão de Empregos”, declara Wagner. “Fico feliz que as oportunidades estão próximas da gente e que a Câmara abriu espaço para quem quer trabalhar ir ao encontro com quem pode empregar”, elogiou Rosimeire.
A psicóloga Ana Célia de Almeida Cardoso, da Âncora Consultoria e Treinamento e uma das fundadoras da Associação CriaRH, avalia que a iniciativa foi interessante e deve se repetir. “Vimos resultado. Hoje a dor de todo empresário é a busca de profissionais. Além da questão da falta de qualificação, muitas pessoas não sabem o que querem. Então, entram e saem. A permanência dos profissionais nas empresas também traz muitas dificuldades para o empresário e os interessados reconheceram essa necessidade de se qualificar mais. Então essa iniciativa foi super válida”, considerou.
Fomento ao emprego
Já o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Edmundo Diniz, lembrou que, de 2021 a 2023 Sete Lagoas criou 3.388 novas empresas. “Além disso, nos últimos 12 meses a cidade teve um saldo positivo de mais de 1.500 empregos gerados com carteira assinada, segundo o Caged. Somos aderentes à Lei de Liberdade Econômica, do Minas Livre Para Crescer e trazemos um ambiente de negócios cada vez mais propício e desburocratizado para as empresas que querem aqui se estabelecer. Portanto, parabéns a todos os envolvidos nesse mutirão”, afirmou.
Para a diretora do CAC, Priscila Horta, a iniciativa da Prefeitura e do Grupo CriaRH veio ao encontro ao grande propósito do Centro de Atendimento ao Cidadão da Câmara Municipal – que é fazer a conexão da população sete-lagoana com o Poder Legislativo. “Nos sentimos honrados em poder participar do Primeiro Mutirão de Empregos de Sete Lagoas. Tenho certeza que centenas de pessoas foram recolocadas no mercado de trabalho através desse grande encontro, e que fizemos o nosso papel. Usar a estrutura física e humana da Câmara Municipal para realmente mudar a vida das pessoas”, afirmou.
Apesar de ter durado apenas um dia, o mutirão gera expectativas para os candidatos nas próximas semanas, já que as empresas farão agora as análises dos currículos e chamarão os interessados para novas rodadas de entrevistas ou até mesmo a tão sonhada ligação que vai confirmar a contratação.