Livro celebra os 190 anos da Gruta do Maquiné, ícone do Patrimônio Espeleológico Brasileiro

Obra lançada em evento reúne gerações da Espeleologia e está disponível em formato digital.

Imagem: OGREE

Foi lançado recentemente o livro “Gruta do Maquiné, 190 anos: um ícone do Patrimônio Espeleológico Brasileiro”. A obra, contemplada via Plataforma Semente, iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais, celebra a importância histórica e científica de um dos principais monumentos naturais do Brasil.

O evento de lançamento contou com a presença de diversas gerações de espeleólogos e representantes de instituições ligadas à área, como a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), representada pela vice-presidente Tatiane Montero, para o biênio 2023-2025. Também marcaram presença entidades governamentais e civis, além de representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Urbanes, empresa da prefeitura de Cordisburgo responsável pela gestão turística da gruta, entre outras autoridades do setor.

Agora, o livro está disponível gratuitamente em formato digital e pode ser acessado na seção de downloads da página oficial do projeto: https://sites.google.com/view/opiliao. O material oferece uma oportunidade para os leitores revisitar memórias, descobrir detalhes inéditos e refletir sobre o impacto da Gruta do Maquiné para a história e a preservação ambiental.

Os organizadores, Antoniel Fernandes e Luciano Faria, convidam o público a compartilhar lembranças e impressões após a leitura, enriquecendo o legado cultural e científico em torno da Gruta do Maquiné.

Imagem: reprodução