Lei de Incentivo à Cultura será colocada em prática após anos de espera: editais serão publicados

A cultura de Sete Lagoas acaba de conquistar um marco histórico. Nesta terça-feira (19/08), o prefeito Douglas Melo anunciou a efetivação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, uma demanda antiga da classe artística local que, após uma década de tentativas e ajustes, finalmente se torna realidade.

A Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Sete Lagoas consolida um mecanismo permanente de fomento cultural, garantindo que os recursos sejam aplicados diretamente na produção artística local. Na foto, grupo O Cirandando. Foto: @ranefotografia.

Criada em 2013 e alterada em anos posteriores, a lei não havia conseguido viabilidade prática até então. Agora, com as modificações feitas pela atual gestão, o Fundo Municipal de Cultura será executado de forma plena, permitindo que artistas da cidade possam concorrer a recursos para desenvolver seus projetos.

Segundo o prefeito Douglas Melo, essa conquista simboliza um novo capítulo para a valorização da arte e dos artistas locais. “A cultura municipal agora é realidade. Após 10 anos de luta dos artistas de Sete Lagoas, a nossa gestão consegue colocar em prática essa lei sonhada há tanto tempo. Fizemos as modificações necessárias para que o fundo criado pela Lei de Incentivo à Cultura pudesse ser realmente viabilizado e aplicado corretamente. A partir de agora, teremos uma ferramenta importantíssima para discutir e executar ações culturais, mas, acima de tudo, para valorizar todos os nossos artistas e produtores locais”, destacou.

O prefeito ainda ressaltou a importância do investimento para fortalecer o setor. “Já anunciamos o valor de mais de R$ 900 mil para que os artistas possam inscrever seus projetos e receber recursos para se apresentarem, produzirem e melhorarem seus espaços de trabalho. Estamos muito felizes porque sabemos o quanto Sete Lagoas tem uma riqueza cultural que merece ser valorizada”, ressaltou.

Como vai funcionar?

Com a efetivação da lei, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai publicar editais de chamamento público. Neles, os artistas poderão inscrever suas propostas e concorrer ao recurso do fundo cultural. O valor inicial de R$ 900 mil será distribuído entre os projetos aprovados, ampliando as oportunidades para diferentes áreas artísticas da cidade.

O prefeito Douglas Melo finalizou agradecendo à equipe técnica e à classe cultural. “Quero agradecer especialmente a nossa equipe técnica da cultura, que trabalhou muito para que essa conquista se tornasse realidade, sempre ao lado dos artistas da cidade. Essa é mais uma vitória de todos nós, que acreditamos no potencial cultural de Sete Lagoas. É a nossa cidade caminhando para frente e valorizando todas as áreas”.