Caçula da primeira divisão mineira deste ano, o Itabirito F. Clube, vai mandar seus jogos no estádio Independência no campeonato que começa dia 24, quarta-feira. A estreia será em Governador Valadares, contra o Democrata Pantera, às 20h30. Mas, para 2025 o desejo é jogar em casa, diante da sua torcida, que tanto apoiou o time na terceira e segunda divisões em 2022 e 2023, no acanhado atual estádio da cidade, Dr. Alberto Woods Soares, conhecido como Campo do União.
Dentro do projeto de recuperação da infraestrutura e implantação do Centro Municipal de Esportes e Lazer, a prefeitura de Itabirito fez um acordo com o União Sport Clube, desapropriando o estádio de forma amigável, para uma reforma completa.
Terá a capacidade aumentada para 5 mil torcedores e ganhará o acréscimo do nome de Telê Santana, o filho mais ilustre de Itabirito, um dos treinadores mais emblemáticos do Brasil e do mundo, que nos deixou em 21 de abril de 2006, aos 74 anos.
A exemplo do Athletic de São João Del Rei, o Itabirito é uma SAF de sucesso, que foi criada em 2022 e chegou imediatamente à primeira divisão de Minas, conquistando o acesso em dois anos consecutivos.
Sustentado por empresas e patrocinadores privados, conta com a boa vontade do prefeito Orlando Caldeira (Cidadania), do Secretário Municipal de Esportes, Raphael Rondow, e o apoio institucional e logístico da prefeitura.
O mascote do clube é o Gato do Mato, cuja apresentação foi feita durante a maior festa popular de Itabirito, a Julifest, em agosto de 2022. Na ocasião, o prefeito Orlando Caldeira pronunciou: “Apaixonemos pelo Gato. É uma projeção enorme que estamos fazendo, como São João del Rei fez com o Athletic, como o Tombense com Tombos, o América, com Teófilo Otoni