Sete Lagoas disputa instalação de fábrica chinesa de pneus: comitiva visitou cidade neste domingo

Sete Lagoas pode ser contemplada com um dos maiores investimentos estrangeiros de sua história. No último domingo (17/08), o prefeito Douglas Melo e o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Juca Bahia, acompanharam a visita de uma comitiva de empresários chineses interessados em instalar na região uma fábrica de pneus.

O empreendimento, que tem previsão de gerar até 4 mil empregos diretos, é conduzido por um grupo global presente em mais de 180 países, com mais de 20 mil funcionários, nove fábricas e quatro centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) espalhados pelo mundo. O nome da empresa, por enquanto, está mantido em sigilo.
Durante a agenda, os investidores conheceram o condomínio industrial administrado pelo grupo financeiro Finvest, área avaliada para abrigar a unidade fabril. A empresa se destaca pelo forte investimento em inovação e pesquisa e por atuar de forma integrada em toda a cadeia produtiva — desde o desenvolvimento de compostos até a fabricação e comercialização de pneus para veículos de passeio (PCR), caminhões e ônibus (TBR) e aplicações fora de estrada (OTR).
O prefeito Douglas Melo ressaltou a importância da possível instalação da fábrica na cidade. “4 mil novos empregos para Sete Lagoas. Recebemos a visita de um grupo chinês que pretende trazer para Sete Lagoas uma fábrica de pneus, inclusive uma das que mais cresce no mundo. Nós fizemos questão de reunir com esse grupo chinês, demonstrar o nosso interesse para a vinda dessa empresa, mas também a importância de Sete Lagoas para essas indústrias que vêm para cá. Já mostramos, inclusive, o crescimento da Iveco, da Ambev e de tantas outras. Nós ficamos muito felizes, porque o grupo saiu daqui impressionado e eu vejo que esse é um papel importante da Prefeitura. Sempre que um investidor chegar em Sete Lagoas, a gente está lá pessoalmente dizendo que a cidade não tem burocracia, que, pelo contrário, nós queremos é fomentar o negócio dessas pessoas”, ressaltou o prefeito.
O secretário Juca Bahia reforçou o impacto do empreendimento. “A gente tem que preparar Sete Lagoas para receber esses grandes empreendimentos. São 4 mil novos empregos e é o que a gente fala sempre: o melhor programa social é a geração de emprego e renda”, afirmou.
Douglas Melo concluiu destacando a diversidade econômica da cidade. “Essa empresa, se realmente se instalar em Sete Lagoas — o que estamos muito confiantes que vai acontecer —, acrescenta ainda mais uma diversidade econômica, que é uma das melhores do estado de Minas para se investir. Estamos trabalhando para isso, para que Sete Lagoas, acima de tudo, seja uma cidade ainda mais evoluída, com mais progresso e gerando emprego para a nossa gente.”
Na oportunidade, foi entregue uma carta de boas-vindas ao grupo empresarial, destacando as potencialidades de Sete Lagoas e as motivações para se investir na cidade. Agora, é aguardar com otimismo um acerto satisfatório para todas as partes envolvidas.