A iniciativa é direcionada à retificação de nome e gênero de pessoas transexuais e travestis, promovendo cidadania e respeito à identidade de gênero.
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) está promovendo mais uma edição do Mutirão “Esse é o Meu Nome”, que neste ano atenderá a população de Sete Lagoas. As inscrições seguem abertas até a próxima segunda-feira, 30 de junho, e são voltadas exclusivamente para pessoas transexuais e travestis maiores de 18 anos.
A ação oferece de forma gratuita a retificação de nome e gênero em registros civis, um direito assegurado por lei, mas que ainda enfrenta entraves práticos e burocráticos para grande parte da população trans. O mutirão tem como objetivo promover a cidadania, inclusão social e o resgate da autoestima de pessoas que, em muitos contextos, sofrem com o desrespeito à sua identidade de gênero.
De acordo com a Defensoria, a ausência do nome social nos documentos é um dos principais fatores que contribuem para a evasão escolar, dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, problemas de saúde mental e exclusão social.
Documentos necessários (leve os que você tiver):
- RG
- Identificação Civil Nacional (ICN)
- Passaporte brasileiro
- CPF
- Título de Eleitor
- Carteira de Identidade Social
- Comprovante de endereço
⚠️ Inscrições somente para pessoas maiores de 18 anos
As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou via WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no seguinte endereço:
📍 Rua Tarcila dos Santos, 66 – Bairro Cedro e Cachoeira – Sete Lagoas/MG
📞 Telefone e WhatsApp para informações: (31) 98464-8285

A DPMG reforça a importância da iniciativa como um passo concreto em direção à garantia de direitos e respeito à diversidade. Após o período de inscrições, os atendimentos acontecerão em data a ser divulgada.