segunda-feira, 15 de julho de 2024

Inscrições abertas para minicurso gratuito sobre Direitos Humanos e Temáticas Especiais

Qualquer pessoa pode participar e inscrições seguem até 28/1 ou enquanto durarem as 1.500 vagas

Foto ilustrativa: Freepik

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, vai oferecer o Minicurso de Direito Humanos e Temáticas Especiais. Ao todo serão abertas 1.500 vagas, com inscrições abertas nesta segunda-feira (15) até o próximo dia 28/1, ou enquanto durarem as vagas. Não há restrição quanto ao público-alvo do curso, ou seja, qualquer pessoa pode participar. As inscrições podem ser feitas clicando aqui

O objetivo do curso é promover o conhecimento e a conscientização sobre Direitos Humanos e temáticas específicas para proporcionar uma compreensão abrangente e atualizada sobre os desafios dos dias de hoje relacionados à promoção da cidadania e respeito à diversidade. As aulas são inteiramente no formato on-line, com carga horária de 20 horas. O início das aulas está marcado para o dia 29/1. Vale frisar que no ato da inscrição é necessário que o interessado utilize o e-mail pessoal.  

A superintendente de Proteção, Promoção e Participação Social da Subdh, Mariana Bicalho, destacou a importância e a abrangência do minicurso: “Quem quiser saber um pouco mais sobre esse tema, quiser se aprofundar, conhecer as temáticas, se inscreva. O curso é aberto a toda a população, tanto estudantes quanto profissionais da área e também para quem quiser iniciar na temática dos direitos humanos. No curso, a pessoa vai saber sobre aspectos introdutórios, educação e direitos humanos, direitos dos imigrantes, questões relacionadas a trabalho análogo à escravidão e outros temas muito importantes que estão sendo discutidos hoje na sociedade. Faça sua inscrição, ela é gratuita”.  

Saiba mais sobre o conteúdo  

O minicurso vai ser dividido em seis módulos:  

  • Módulo Apresentação: Apresentação do curso e objetivos.  
  • Módulo I: Introdução aos Direitos Humanos: Conceitos fundamentais e histórico.  
  • Módulo II: Promoção e Educação em Direitos Humanos: Estratégias para a promoção e disseminação dos direitos humanos.  
  • Módulo III: Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas: Abordagem sobre desafios e combate a essas práticas.  
  • Módulo IV: Diversidade Religiosa: Respeito e compreensão da diversidade de crenças.  
  • Módulo V: Direitos dos Migrantes, Refugiados e Apátridas: Análise dos direitos e desafios enfrentados por esses grupos.  
  • Módulo VI: Participação Social: Sobre os Comitês: Exploração do papel dos comitês na promoção dos direitos humanos.  

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Políticas de Promoção à Cidadania e Educação em Direitos Humanos (DPPCEDH). O e-mail de contato é o promocao.educacao@social.mg.gov.br. 

Fonte: Agência Minas