segunda-feira, 22 de julho de 2024

Inovação em Minas foi tema de evento realizado nesta terça no auditório da ACI-Sete Lagoas

Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais apresentou como ter acesso a recursos disponíveis

Fotos: Divulgação

A Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais realizou na manhã desta terça-feira (27) uma reunião no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Sete Lagoas. O evento foi gratuito e contou com a participação de empreendedores e representantes de entidades de classe, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). 

A reunião tinha como objetivo apresentar o Compete Minas, que é um programa de incentivo à inovação tecnológica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Fapemig. São oferecidas oportunidades de acesso a recursos financeiros não reembolsáveis para projetos de empresas, cooperativas, startups e universidades que queiram inovar em qualquer setor em Minas.

“A iniciativa visa estimular a criação de novos produtos e processos inovadores nas empresas, estreitar a relação entre universidades e instituições de pesquisa com o setor privado e promover a competitividade das empresas mineiras”, explica a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com a pasta, o programa é dividido em três chamadas:

_ Chamada 07, voltada para as instituições de ciência e tecnologia (ICT), prevê aporte para universidades públicas e privadas realizarem projetos de pesquisa e inovação em parceria com empresas, startups e/ou cooperativas instaladas em Minas Gerais;

_ Chamada 08, indicada para empresas tradicionais, empresas de base tecnológica, startups e cooperativas mineiras, que tenham condições de executar o projeto e gerir os recursos angariados de forma independente, sem parceria com uma ICT. 

_ Em breve será lançada a chamada para atração de novas empresas para Minas Gerais.

Por Ana Amélia Maciel