Distante 22 Km de Sete Lagoas, Inhaúma é uma das mais agradáveis cidades da região e teve a sua normalidade político/administrativa abalada com a cassação do prefeito Geraldo Custódio da Silva Júnior (Juninho), pela Câmara Municipal, em novembro do ano passado por irregularidades na prestação de contas de diárias em viagens.
Ele cumpria o segundo mandato consecutivo, recorreu, voltou ao cargo, mas em abril deste ano a cassação foi confirmada pelo Ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal. Fato inédito na história do município, isso abalou a comunidade que agora espera retomar a normalidade.
A cidade tem 70 candidatos a vereador e dois candidatos a prefeito: Carlinhos Piloto (Solidariedade 77) e Max de Oliveira, o Zula (Republicanos 10).
De acordo com o último Censo do IBGE, a população atual de Inhaúma é de 6.239 pessoas, e segundo o Tribunal Regional Eleitoral – TRE -, 5.780 eleitores aptos a votar.
O SETE DIAS entrevista ambos os postulantes à chefia do executivo. Nesta edição, Zula, que está em busca do seu quarto mandato. Na próxima edição, Carlinhos.
Zula foi prefeito pela primeira vez de 1997 a 2000, quando foi reeleito e ficou até 2004. Depois, de 2013 a 2016.
Antes teve a experiência de dois mandatos como vereador: de 1989 a 1996. Nascido em Inhaúma, está com 62 anos de idade e seu companheiro de chapa como vice é o empresário do ramo de material de construção, Antônio dos Santos, “Toninho”, que terá a sua primeira experiência nas urnas.
SETE DIAS: O que o motivou a se candidatar a prefeito de Inhaúma novamente?
ZULA: Sou inhaumense e sempre me preocupei com o social e o desenvolvimento do município. Vereador por dois mandatos e prefeito por três mandatos, então a gente sabe quando o município está sendo bem conduzido ou não.
Nos últimos anos as coisas pioraram muito, e as consequências são gravíssimas.
A vontade de acabar com a desassistência em todas as áreas da administração e ver o município voltar a se desenvolver e ser referência, motiva Zula e Toninho.
SETE DIAS: Historicamente a cidade sempre teve uma política tranquila, sem confusões, mas nos últimos anos tem sido diferente, inclusive com a cassação de um prefeito. Como o você acompanhou tudo isso?
ZULA: Com muita tristeza, por mais que a gente não acredite nas propostas, compromisso e seriedade do governante, jamais pensei que Inhaúma pudesse algum dia passar por essa situação.
É muito desgastante a cidade ficar mal falada, sem credibilidade, o povo envergonhado, sofrido e triste com a decepção de ver a cidade estagnada e cheia de problemas se agravando a cada dia.
SETE DIAS: Para você quais foram as suas maiores realizações nos mandatos que você exerceu?
ZULA: Difícil classificar porque foram benefícios, melhoramentos em todas as áreas, na assistência e saúde, na qualidade do ensino, nas condições de trabalho para o funcionalismo, na infraestrutura da cidade e comunidades rurais, no esporte, na cultura, festividades, saneamento básico, transporte, na habitação mais de 100 casas construídas e mais melhorias residenciais, enfim.
Houve progresso em todas as áreas e o melhor foi o sentimento de ver e saber que houve progresso e melhoria da cidade e da vida das pessoas.
SETE DIAS: O que você gostaria de ter feito e que, por algum motivo, não conseguiu?
ZULA: Gostaria de ter feito tudo em dobro, principalmente na assistência à pessoas que realmente precisam de apoio do poder público, mas não tive recursos financeiros suficientes. Sempre administrei em épocas difíceis, com o país em crise e recessão.
Mas mesmo assim entreguei a prefeitura e a cidade bem melhor do que havia recebido.
Se todos os prefeitos fizessem da mesma forma, a cidade estaria bem mais avançada.
SETE DIAS: Quais serão suas prioridades em um eventual novo mandato a partir de 2025?
ZULA: Tudo. Recuperar nome, crédito e referência do município e investimento pesado em todas as áreas, principalmente assistência a saúde que também envolve saneamento básico, estamos com problema seríssimo de esgoto e abastecimento de água na cidade e em todas as comunidades rurais, pavimentação, máquinas e equipamentos, moradia e enfim, a realidade que será um recomeço. Infelizmente em estado crítico.
Precisamos também resgatar as festividades tradicionais, culturais e comemorativas da cidade.
SETE DIAS: Para você a campanha está transcorrendo em um bom nível?
ZULA: Sim, e da parte de Zula e Toninho, sua coligação de 4 Partidos: REPUBLICANOS, PP, PT E UNIÃO BRASIL, não vai mudar, porque estamos fazendo uma campanha com propostas dentro da realidade e deixando claro nosso compromisso de seriedade e dedicação no trabalho para retomada do nosso município ao desenvolvimento, melhoramento no atendimento no serviço Público e qualidade de vida das pessoas.
Inhaúma voltará a ser bem cuidada. Seriedade e experiência serão fundamentais no próximo mandato.