O empate entre Zula (Republicanos) e Carlinhos Piloto (Solidariedade) em Inhaúma e a vitória de Marquinho Tameirão, em Pirapama, foram as eleições mais surpreendentes da região, com direito a destaque nos maiores veículos de imprensa do país, no caso de Inhaúma.
Do Jornal Nacional e Globo News, da Globo, passando por pequenos, médios e grandes veículos de Minas e todo o Brasil, Zula e Piloto não param de dar entrevistas desde a abertura das urnas, no domingo, que registrou 2.434 votos para cada um.
A patroa não votou
Circula por whatsapp, áudio do vereador eleito com 122 votos, Dão dos Quartéis (MDB), partidário de Carlinhos Piloto, contando a história da esposa, que chegou à seção eleitoral para votar, mas se esqueceu de levar o título eleitoral e carteira de identidade. Voltou para casa e resolveu não retornar. O voto dela não fez falta para ele, mas certamente tirou a vitória de Carlinhos, já que ela era eleitora dele.

O assunto foi comentado pelo deputado federal mais votado do país, Nikolas Ferreira (PL), em suas redes sociais. Ele tem 28 anos de idade e é um dos parlamentares mais jovens do Brasil: “Acha justo a idade ser o desempate? Sei lá; tinha que ser algo mais divertido”.
O jornal Folha de S. Paulo, edição de segunda-feira, 7, dedicou uma página sobre a situação de Inhaúma, ouvindo os candidatos e eleitores. Reportagem de Renan Marra, neste link:
Surpresa em Santana de Pirapama
Com tradição de política muito acirrada, dessa vez, todas as previsões iniciais davam conta de que Edicarlos (PSD), candidato apoiado pelo prefeito Sargento Dalton Soares, seria vencedor com facilidade. Afinal, em dois mandatos consecutivos, o atual prefeito faz um excelente trabalho, reconhecido até pelos opositores, com pagamentos em dia, desenvolvimento, manutenção das estradas e um trabalho na saúde exemplar, que a cidade nunca havia experimentado antes.
Além do mais, a principal liderança oposicionista, o ex-prefeito Albertinho Tameirão, teve um infarto fulminante em 6 de março deste ano. Pois, o irmão dele, Marquinho (UNIÃO), que nunca foi político, venceu a eleição, com 3.288 votos, 54,05% dos votos válidos
Campanha
O responsável pelo marketing da campanha eleitoral de Marquinho foi o comunicador e produtor de eventos Marcílio Maram, conhecido radialista e cantor de Sete Lagoas e região, de ótima oratória, muito ligado à família Tameirão, desde os tempos do patriarca, Alberto, que também foi prefeito da cidade nos anos 1980/1990.
Ele conta que a vitória se deve a muita união e muito trabalho de todos que abraçaram a candidatura do Marquinho:
__ Sou cidadão honorário da cidade, desde o primeiro mandato do Albertinho, título que recebi, inclusive, com o apoio da oposição local. Essa foi a quarta eleição minha em Pirapama e a quarta vitória consecutiva. Apresentamos os candidatos a prefeito e vereador nos palcos, percorremos com eles cada canto de Pirapama, abraçamos junto às pessoas nas casas e na zona rural, enfim…




