IGR Grutas é convidada pelo Ministério do Turismo para compartilhar experiência em evento nacional em Goiás

Da esquerda para direita: Janara Braga, chefe de Gabinete do Ministro do Turismo, Celso Sabino, Mariela França (IGR Grutas), Vanessa Leal (Veredas Consultoria e Eventos), organizadora da Expo Goiás, e Ana Carla Moura, coordenadora geral para definição de áreas estratégias para o Desenvolvimento do Turismo (Ministério do Turismo)

A Instância de Governança Regional (IGR) Grutas, que representa o turismo de diversas cidades da região central de Minas Gerais, foi a única IGR do Brasil convidada pelo Ministério do Turismo (MTur) para participar da primeira ação itinerante do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) pelos estados, que acontece em Goiânia (GO) nos dias 03 e 04 de julho (nesta quinta e sexta-feira), durante a Expo Turismo Goiás.

A gestora técnica da IGR Grutas e ex-presidente da entidade, Mariela França (foto acima), foi convidada para palestrar no evento, representando a instância mineira e compartilhando as boas práticas de organização, articulação regional e efetividade das ações promovidas na região. O reconhecimento destaca a IGR Grutas como referência nacional em governança e regionalização turística.

Além de representar a IGR Grutas, Mariela também participa do evento em nome da Fecitur-MG (Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais), que atua na defesa dos interesses das instâncias de governança mineiras, como o acesso ao Fundo de Turismo para ações nos municípios e o custeio das IGRs.

Mariela França (direita), representando a Fecitur MG e as IGRS de MG, no estande do Ministério do Turismo com Ana Carla Moura, coordenadora geral para definição de áreas estratégias para o Desenvolvimento do Turismo.

A programação da ação itinerante do PRT em Goiás inclui temas estratégicos como Lei Geral do Turismo, Sistema Nacional do Turismo, Plano Nacional do Turismo, além de oficinas práticas, rodas de conversa e diagnósticos estratégicos voltados ao fortalecimento da política pública de turismo. A proposta é oferecer apoio técnico direto aos municípios goianos, promovendo a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro e fortalecendo a regionalização em todo o estado.

“Ser a única IGR do país convidada pelo Ministério do Turismo reforça que estamos no caminho certo. Essa visibilidade nacional mostra o quanto o trabalho integrado e profissional da IGR Grutas é valorizado”, afirma Mariela França.

A participação da IGR Grutas neste evento é um marco para o turismo regional, reafirmando o protagonismo de Minas Gerais no cenário nacional da gestão turística e incentivando ainda mais o fortalecimento da articulação regional.

A sede da Instância de Governança Regional (IGR) Grutas fica em Sete Lagoas, ao lado do Hotel Tulip Inn